Autor: EDILENE ALMEIDA FERREIRA DOLISSE

Tipo de Trabalho de Conclusão: DISSERTAÇÃO

Data da Defesa:  15/12/2009

RESUMO A constante evolução do mundo atual impõe a tarefa de realizar o processo de mudança organizacional, tema desse trabalho. Mudanças acontecem quando uma força supera outra com tal intensidade que desloca o equilíbrio da organização para outro patamar. Qualquer organização atualmente se vê frente à necessidade de mudar, de aprender e de inovar, tanto na iniciativa privada quanto no setor público que persegue a qualidade e a eficiência dos serviços prestados. Porém, mudança suscita uma série de reações nas organizações, dentre elas a apatia, o ressentimento e a resistência. É nesse contexto que se insere o problema dessa pesquisa: Quais são as reações dos funcionários frente aos processos de mudança que estão sendo implementados no setor público? Para responder a esta questão, foi realizado um estudo de caso de caráter quantitativo e qualitativo no Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais cujo objetivo foi descrever e analisar a reação dos funcionários frente ao processo de mudança gerado a partir da implantação da Assessoria de Planejamento Estratégico. Optou-se pela replicação do modelo desenvolvido por Chaves (2005) para a compreensão da reação dos funcionários. Foram coletados dados secundários, em documentos da empresa, e dados primários, por meio de questionários, aplicados a 180 funcionários, e de entrevistas realizadas com 10 pessoas-chave. Os respondentes indicaram que tal implantação significou a mudança mais importante ocorrida no TRE/MG no período de 2005 a 2009. Entretanto, a presença de simultâneos processos de mudança dificulta uma estratégia eficiente. Foram percebidos comportamentos de resistência passiva e esporádicos comportamentos de resistência ativa. No que diz respeito ao à mudança na instituição pesquisada, percebeu-se que, apesar dos esforços da administração, essa ainda não aconteceu efetivamente.

Palavras-chave: Mudança Organizacional – Resistência – Setor público

 

ABSTRACT The constant evolution of the world imposes the task of the accomplishment of the process of organizational change, theme of this work. Changes happen when a force overcomes other with such intensity that moves balance of the organization for another stage. For any organization nowadays, it is required to change, to learn and to innovate. It happens in private enterprise or in the public sector that pursues the quality and efficiency of the services. However, change raises some reactions, among them the apathy, the anger and the resistance.  In that context, we developed the problem of that research: Which are the employees reactions to the change processes in the public sector?  To answer this question, we carried out a case study in the Tribunal Regional Eleitoral of Minas Gerais. We choose quantitative and qualitative techniques aiming to describe and to analyze the reaction of the employees to the change process started with the implantation of the Strategic Planning sector. We opted for the re-application of the model developed by Chaves (2005) for the understanding of the reaction of the employees. Secondary data were collected in documents of the company, and primary data, through applied questionnaires to 180 employees and of 10 interviews with key people. The respondents indicated that this implantation was the most important change occurred in TRE/MG in the period from 2005 to 2009. However, the presence of simultaneous change processes hinders an efficient strategy. The data revealed behaviors of passive resistance and sporadic active resistance. The changes in the institution have not been implanted yet, even the administration has made some efforts.

Key-Words: Organizational Change – Resistance – Public sector

Área de Concentração: ORGANIZAÇÃO E ESTRATÉGIA

Linha de Pesquisa: Relações de Poder e Dinâmica nas Organizações

Banca Examinadora

Profª Drª Vera Lucia Cançado – Orientadora

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