Mestrando(a): ROBSNEY GONÇALVES

Orientador(a): LUIZ CARLOS HONORIO

Este estudo tem por objetivo descrever e analisar as variáveis de QVT dos professores que atuam nos três últimos anos de ensino fundamental, ou seja, no 7º, 8º e 9º ano do terceiro ciclo da educação básica, da rede municipal de ensino de Contagem-MG. A metodologia utilizada contou com a aplicação de questionário construído a partir dos indicadores da QVT adaptado do modelo sugerido por Westley (1979), associado à realização de entrevistas semiestruturadas, com o intuito de aprofundar o entendimento acerca dos resultados obtidos na análise quantitativa. O estudo contou com uma amostra de 61 professores, sendo 73,8% do sexo feminino e 26,2% do masculino. A análise qualitativa teve a participação de 9 professores, correspondendo a, aproximadamente, 15% da amostra. De modo geral, os entrevistados apresentaram uma percepção de QVT intermediária, com tendência a insatisfação, tendo sido a dimensão sociológica a que apresentou escore mais alto. Na dimensão econômica, observou-se insatisfação no quesito ?remuneração?, revelada principalmente quando se compara a remuneração percebida pelo docente na Rede Pública Municipal com a remuneração do docente que atua na rede particular de ensino. A maior insatisfação evidencia-se para os profissionais que integram a faixa etária acima de 36 anos. Este mesmo grau de insatisfação também foi notado nos profissionais quando se compara o salário com a contribuição efetiva na escola. Os escores apontam para uma situação de insatisfação nos profissionais em decorrência da falta de diferenciação da remuneração pelo trabalho exercido para os profissionais com maior tempo de atuação docente e maior titulação. Na análise das variáveis relacionadas à dimensão política, os resultados são semelhantes àqueles observados na dimensão econômica, apresentando também uma situação intermediária, entre satisfação e insatisfação. No tocante aos indicadores de dimensão psicológica, constatou-se situação intermediária, tendendo a satisfação. Dentre as variáveis da dimensão psicológica, a que se destacou, indicando uma tendência à satisfação, relaciona-se ao serviço prestado pelos demais setores da escola. Segue-se a variável relacionada ao uso de diferentes habilidades aplicadas na realização do trabalho. Sobre esses resultados, é perceptível no discurso dos docentes o destaque apontado para o bom relacionamento existente no grupo, o que não se limita somente aos docentes, mas abrange toda a equipe que compõe a escola. Em se tratando da variável que aponta para uma tendência a insatisfação, têm-se a possibilidade limitada de crescimento pessoal e profissional e o sentimento de insegurança relacionado à situação de violência presente no ambiente escolar. Observou-se escore mais elevado na dimensão sociológica quando comparada ás demais dimensões de qualidade de vida no trabalho docente. O estudo destacou que, apesar da existência de problemas graves, como a insegurança vivenciada pelos docentes no ambiente escolar e a baixa remuneração, os professores revelam uma história de amor com sua profissão e seus alunos, sentindo-se responsáveis por seus problemas e por sua formação. Por isso, a relação afetiva decorrente das relações sociais ameniza as variáveis de insatisfação que interferem na QVT.

 

Orientador(a): LUIZ CARLOS HONORIO

Professores Drs. da Banca:

 

Prof. Dr. Luiz Carlos Honório – Faculdade Novos Horizontes

Profª Drª Kely César Martins de Paiva – Faculdade Novos Horizontes

Profª Drª Vera Lúcia Cançado Lima – Faculdades Pedro Leopoldo

Mestrando(a): ROBSNEY GONÇALVES

Linha de Pesquisa: Relações de poder e dinâmica das organizações

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