Título:  PRAZER E SOFRIMENTO NO TRABALHO: estudo de caso com docentes de uma escola de ensino fundamental pública do Estado de Minas Gerais

Autor:   Maria das Dores Ribeiro

Tipo de Trabalho de Conclusão: DISSERTAÇÃO

Data da Defesa:  15/12/2011

 

RESUMO: Este estudo analisou a percepção de docentes de uma instituição pública de ensino fundamental localizada num município da região metropolitana da cidade de Belo Horizonte acerca das vivências de prazer e sofrimento no trabalho docente, envolvendo a psicodinâmica nesse ambiente. Apurou-se que o prazer dos professores é alcançado tendo em vista a finalidade do ensino, o convívio e as trocas estabelecidas com o corpo discente. O sofrimento dos professores é acarretado pela impossibilidade de sua atuação profissional, pelas dificuldades próprias desse processo e pela desvalorização profissional, considerando ainda o desrespeito e as inadequadas condições de trabalho. A psicodinâmica do trabalho sobre a atividade docente muitas vezes, é demarcada pela ausência de motivação, uma vez que é gerada pela própria intensidade com a qual o profissional se depara diante de sua realidade vivenciada, seja ela social, política e econômica. Estes fatores são inerentes à ambiência do trabalho, na perspectiva, de Mendes (2007), Dejours (1994) e outros estudos correlatos, que propiciaram a amálgama entre a teoria e a realidade observada neste estudo. A pesquisa é de finalidade descritiva. Por meio da abordagem qualitativa, realizada com base em entrevistas semiestruturadas, utilizando como instrumento de coleta a adaptação do Inventário de Trabalho e Riscos de Adoecimento (ITRA), versou sobre a temática que possibilitou alcançar os resultados da pesquisa. Este trabalho contemplou 22 professores entrevistados, a partir de uma abordagem qualitativa, em que foram observadas, com base na técnica de análise de conteúdo, as respostas de cada respondente acerca da temática “Prazer e sofrimento no trabalho”. Foi utilizado o estudo de caso como meio de abordagem. Constata-se que diversos são os males físicos e psicológicos desencadeados, partindo, é claro, da luta diária que considera uma árdua rotina de trabalho, como é a do professor de ensino fundamental. Tudo isso reflete em adoecimento generalizado (na cabeça, no corpo e na alma) do professor, em decorrência do seu principal prazer, que é exercer o seu trabalho. Por fim, este trabalho corrobora os estudos de Demo (2007), Menezes (2007), Czekster (2007) e Smeha, (2005), entre outros sobre a profissão do professor de ensino fundamental brasileiro, com base naquilo que foi apontado no referencial. Constatou-se uma série de limitações nos campos profissional e pessoal, entre elas aquelas consideradas intangíveis ao tato e outras invisíveis aos olhos da sociedade. Assim, propõe para estudos futuros a abrangência desta temática para escola de outras naturezas e, mesmo, outras abordagens prevendo-se, como se almeja em todas as ciências, a existência de um forte constructo teórico capaz de mudar a realidade como ela é apresentada.

Palavras-chave: Trabalho docente. Prazer e sofrimento no trabalho. Instituição de Ensino Fundamental, estresse; Burnout; Karoshi, Psicodinâmica do trabalho.

 

 

ABSTRACT: The present work analyzed the perception of state primary school teachers from a town within the metropolitan region of Belo Horizonte, Brazil, concerning their experiences of pleasure and pain in their work due to environmental psychodynamics. According to the results, teachers acknowledge as pleasurable not only the possibility to reach educational goals, but also to have interaction and to share experiences with students. Pain, on the other hand, is caused by the impossibility of teachers to carry out their jobs, in addition to the difficulties inherent to the process, professional downgrading, disrespect and poor work conditions. The psychodynamics of teaching work is most times marked by the absence of motivation, generated by the intensity with which the professional is faced with his or her own reality, whether there is a social, political or economic issue. These factors are inherent to the workplace according to Mendes (2007), Dejours (1994) and other correlated studies, which allowed the amalgamation of theory and reality observed in this study. The research has a descriptive nature and by means of a qualitative approach based upon semi-structured interviews, one used an adaptation of the Inventory of Work and Disease Risk (ITRA) as an instrument of data gathering. In this work, 22 teachers were interviewed. The answers of each respondent were analyzed by using a qualitative approach based on a content analysis technique about the theme “Pleasure and Pain at the workplace”. By using a case study approach, one verified that there are many physical and psychological ailments triggered by the daily struggle and the laborious routine of primary school teachers. All those put together may cause generalized diseases (menthal, physical and of the soul). Finally, this work supports the results found in Demo (2007), Menezes (2007), Czekster (2007) and Smeha, (2005), amongst others, about the profession of primary school teacher in Brazil. One verified a series of limitations in the professional and personal fields, amongst those the ones considered as intangible and others considered as invisible to society. Therefore, one proposes further studies to analyze the comprehensiveness of the theme for other school levels. Besides, one proposes other approaches, predicting the existence of a strong theoretical basis capable of changing the way in which reality is presented, as desirable for all sciences.

Key words: Teacher’s work. Pleasure and pain at the workplace. Primary school, stress; Burnout; Karoshi, work psychodynamics.

 

Área de Concentração: Organização e Estratégia

 

Linha de Pesquisa: Relações de Poder e Dinâmica das Organizações.

 

Problema de Pesquisa: “Qual é a percepção de professores acerca do prazer e do sofrimento proporcionados por suas atividades em uma escola de ensino fundamental pública? ”

 

Banca Examinadora

 

Orientador: Prof. Dr. Luiz Carlos Honório

Prof. Dr. Luciano Zille Pereira – Docente

Prof. Dr. Antônio Luiz Marques – Participante Externo

 

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