Mestrando(a): MARIA DE FÁTIMA MARTINS DOS REIS
Orientador(a): Prof.ª Dr.ª Aleixina Maria Lopes Andalécio
Com o advento da Internet, o acesso à informação permitiu a clientes e fornecedores interagirem numa rede de oferta e procura por produtos e serviços. Nesse cenário, as mídias sociais despontam como uma importante ferramenta para gerar interação com o público, aproximando a empresa ao cliente. O objetivo geral deste estudo foi identificar o perfil de utilização das mídias sociais por micro e pequenas empresas do Polo de Moda do Barro Preto, localizado na cidade de Belo Horizonte, MG, Para tanto, foi construído um referencial teórico que abordou os temas “Mídias sociais”, “Redes sociais virtuais” e “Comércio varejista”. A metodologia utilizada foi a pesquisa quantitativa, com finalidade descritiva. A coleta de dados foi realizada por meio de uma survey, com a aplicação de questionário estruturado. Os dados da pesquisa foram tratados e organizados com suporte no programa estatístico PASW, versão 18, e no Microsoft Excel 2007. A pesquisa demonstrou que os lojistas de vestuário do Polo de Moda do Barro Preto estão presentes nas mídias sociais, principalmente nas redes sociais virtuais. O Facebook registrou o maior número de presença dos lojistas do Polo. Apesar de estarem presentes nas mídias sociais, percebe-se que as empresas pesquisadas não utilizam essas mídias para apoiar seus negócios. A consecução dos objetivos específicos mostrou que falta planejamento para a implantação das mídias sociais, assim como não é feito monitoramento das informações veiculadas nessas mídias. Apesar disso, a maioria dos lojistas percebeu resultados com o uso das mídias sociais de forma intuitiva, como é característico das micro e pequenas empresas. Percebe-se que a presença das empresas nas mídias sociais ainda é vista como novidade. As mídias sociais não são utilizadas como ferramenta de apoio aos negócios, e são usadas pelos lojistas do Polo de Moda do Barro Preto de forma amadora ou subaproveitada.
BANCA EXAMINADORA:
Prof.ª Dr.ª Aleixina Maria Lopes Andalécio
ORIENTADORA (Faculdade Novos Horizontes)
Prof.ª Dr.ª Caissa Veloso e Sousa
Faculdade Novos Horizontes
Prof. Dr. Paulo Fernandes Sanches Junior
CEFET/MG
Linha de Pesquisa: TECNOLOGIAS DE GESTÃO E COMPETITIVIDADE
Área de concentração: Organização e estratégia
Baixar arquivo: MARIA DE FATIMA MARTINS DOS REIS