Autor: MICHELLE DE ANDRADE HOTT
Tipo de Trabalho de Conclusão: DISSERTAÇÃO
Data da Defesa: 12/02/2016
RESUMO As mudanças e os avanços na área de alimentação e a existência de um cenário competitivo tornaram mais valorizadas as características sensoriais e o prazer proporcionado pela alimentação. Sendo assim, fatores que transcendem o sabor, abarcando características relacionadas, principalmente, à aparência e a classificação dada aos alimentos podem influenciar a decisão dos consumidores. Diante do exposto, o objetivo geral da pesquisa foi identificar se a classificação declarada como gourmet, bem como a apresentação visual de um alimento, pode influenciar na percepção de sabor, considerando-se formulações culinárias idênticas de um doce e um salgado. Especificamente objetivou-se (I) Verificar se a denominação de um alimento como gourmet pode torná-lo preferível a outro alimento de formulação idêntica, não nomeado como gourmet; (II) Identificar se a apresentação visual do alimento influencia na preferência por ele; (III) Identificar grupos de alimentos para os quais os aspectos visuais são mais importantes; (IV) Identificar se as características sociodemográficas como gênero idade, escolaridade, renda individual e renda familiar influenciam na preferência por um alimento tradicional ou gourmet. O embasamento teórico abarcou cinco áreas temáticas: o marketing sensorial, o consumo e os aspectos que influenciam o consumidor e seus grupos de referência; o papel da alimentação e sua importância na socialização dos indivíduos; os aspectos sensoriais da alimentação; e os alimentos considerados gourmet. Metodologicamente, optou-se por desenvolver uma pesquisa com abordagem quantitativa, utilizando o experimento como método. Integraram a amostra do estudo 60 participantes, que degustaram preparações salgadas – bruschetta – e doces – brigadeiro – nas versões tradicionais e gourmet. Inicialmente, as preparações foram degustadas na versão gourmet com os olhos vendados. Em seguida, os participantes degustaram a bruschetta e o brigadeiro nas versões gourmet e tradicional com os olhos livres. Como resultado, foi possível rejeitar a hipótese H0 – Não existe diferença estatisticamente significante na percepção do sabor de um alimento tradicional e de um alimento gourmet; e a hipótese H6 – É possível reconhecer diferença estatisticamente significante entre indivíduos de faixas de rendas diferenciadas na preferência por alimentos gourmet ou tradicionais. Foi possível aceitar as hipóteses H1 – É possível reconhecer diferença estatisticamente significante na percepção de sabor na degustação de um doce, brigadeiro, em sua formulação tradicional e gourmet; H2 – É possível reconhecer diferença estatisticamente significante na percepção de sabor na degustação de um salgado, bruschetta, em sua formulação tradicional e gourmet; e H4 – É possível reconhecer diferença estatisticamente significante entre indivíduos de gêneros distintos na preferência por alimentos gourmet ou tradicionais. Foi possível aceitar parcialmente as hipóteses H3 – É possível reconhecer diferença estatisticamente significante entre indivíduos de faixas etárias diferenciadas na preferência por alimentos gourmet ou tradicionais; e H5 – É possível reconhecer diferença estatisticamente significante entre indivíduos de escolaridades diferenciadas na preferência por alimentos gourmet ou tradicionais.
Palavras-chave: Marketing Sensorial. Gourmet. Influências no Consumo. Alimentação.
ABSTRACT The food sector‟s changes, progress, and the occurrence of the competitive scenario made more prized the sensory characteristics and the proportional pleasure for food. Thus, facts that transcend the taste, covering related characteristics, mainly, to the aspect and the due feed classification can influence the decision of the consumers. As such, the general objective of this research was identify if the declared classification as gourmet as the visual presentation of the food can influence in the taste perception, considering equal cooking of the sweet food and salty food. Specifically aimed (I) Verify if the denomination of a food as gourmet can turn it preferable as the other food with equal formula, with no gourmet label; (II) Identify if the visual presentation of the food affect in the preference for it; (III) Detect food groups for each visual aspects are more significant; (IV) Identify if the social demographic characteristics like gender, age, education, individual income and familiar income influence in the preference for a traditional or gourmet food. The theoretical basis embrace five thematically areas: sensorial market, the consumption and the aspects that influence the consumer and their reference groups; the food paper and your socialization importance for the individuals; the sensorial aspects of feed; and the food considered gourmet. Methodological, opted for develop a research with quantitative approach, using the experiment as method. Sixty participants integrated the sample, that tasting salty mixtures – bruschetta – and sweet mixtures – chocolate truffle – in both traditional and gourmet version. Initially the mixtures was tasted in gourmet version blinkered. After, the participants tasted the bruschetta and the chocolate truffle, gourmet and traditional version, with no blindfold in their eyes. As result, was possible to reject the hypothesis H0 – There is no difference statistically significant in a perception of traditional and gourmet food tasty; and the hypothesis H6 – It is possible recognize the difference statistically significant thru the individuals with different range of income in the preference for gourmet or traditional food. It was possible to accept the hypothesis H1 – It is possible to recognize the difference statistically significant in the perception of tasty of a candy, chocolate truffle, in their traditional and gourmet mixture; H2 – It is possible recognize the difference statistically significant in the perception of tasty of a salty food, bruschetta, in their tradicional and gourmet mixture; and H4 – It is possible recognize the difference statistically significant thru the individuals of both gender in the preference for gourmet and traditional food. It was possible to accept, mainly, the hypothesis H3 – It is possible to recognize the difference statistically significant thru individuals with different range of age in the preference for gourmet and traditional food; and the H5 – It is possible to recognize the difference statistically significant thru individuals with different education in the preference for gourmet or traditional food.
Keywords: Sensory Marketing. Gourmet. Consumption Influences. Feed
Linha de Pesquisa: Tecnologias de Gestão e Competitividade
Banca Examinadora
Prof.ª Dr.ª Caissa Veloso e Sousa– Orientadora
Prof.ª Dr.ª Eliane Bragança de Matos – Docente
Prof. Dr. José Edson Lara – Participante externo
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