Mestrando(a): MÁRCIO CUNHA PERES

Orientador(a): ESTER ELIANE JEUNON

Este trabalho objetivou analisar a utilização do geomarketing como ferramenta para a escolha da localização do ponto de venda no ramo varejista por pequenas e médias empresas associadas à Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte. Diante de um mercado cada vez mais competitivo, as empresas se deparam com novos desafios para se manterem no mundo dos negócios. Assim, é crescente o número de empresas que buscam ferramentas que possibilitem analisar informações de mercado por meio de relatórios e gráficos, de modo a facilitar assim uma possível tomada de decisão. Nesse contexto, as necessidades do comércio varejista nacional integram funções clássicas de operação comercial: procura e seleção de produtos; aquisição, distribuição e comercialização; e entrega. Este setor é caracterizado por ser tradicional absorvedor de mão de obra historicamente menos qualificada que a empregada no setor industrial e pela alta rotatividade do emprego. Ainda, tem em seu mercado-alvo uma das informações mais importantes e estratégicas. Observou-se ao longo desta pesquisa que os gestores utilizam o geomarketing para várias finalidades, desde identificar o potencial de uma região no mercado até verificar o desempenho de uma unidade ou de um produto, permitindo decidir ações que possam trazer benefícios para a organização. Dessa forma, o geomarketing é uma ferramenta indispensável para quem vai abrir um negócio, pois seu uso pode aumentar a probabilidade de acerto da escolha da localização. Este estudo caracterizou-se como uma pesquisa qualitativa.

Orientador(a): ESTER ELIANE JEUNON

Professores Drs. da Banca:

Profª Drª Ester Eliane Jeunon – Faculdade Novos Horizontes

Prof. Dr. Wendel Alex Castro Silva – Faculdade Novos Horizontes