Autor: LANA PORTO

Tipo de Trabalho de Conclusão: DISSERTAÇÃO

Data da Defesa:  19/02/2009

RESUMO Este trabalho pesquisa procura identificar na empresa escolhida para estudo os valores organizacionais que orientam os projetos da AdministraÁ„o de Recursos Humanos para a definiÁ„o das diretrizes sobre as decisıes de nÌvel organizacional. TambÈm procura mapear os valores pessoais identificados pelos funcion·rios como necess·rios a sua atuaÁ„o na organizaÁ„o no que tange ao alinhamento com o planejamento estratÈgico estabelecido pela empresa. Pretende-se com este trabalho verificar se os projetos aqui identificados como endomarketing funcionam como mediadores entre essas duas vias de valores pertinentes ao trabalho de cada um. O trabalho empÌrico foi desenvolvido em uma empresa de capital misto e de grande porte do estado de Minas Gerais. Foram utilizados dois question·rios j· validados  escala de valores organizacionais e escala de valores relativos ao trabalho  e aplicadas entrevistas com o objetivo de levantar dados, cujo tratamento se deu pelo mÈtodo de an·lise descritiva, an·lise fatorial e an·lise de conte˙do. Tal pesquisa foi caracterizada como Estudo de Caso de cunho quantitativo/qualitativo.

Palavras-chave: Endomarketing. Valores Organizacionais. Valores Relativos ao Trabalho.

ABSTRACT This research study aims to identify the company chosen to study the organizational values that guide the projects of the Human Resources Administration for the definition of guidelines on decisions regarding the organizational level. It also seeks to map the personal values identified by officials as necessary to its performance in the organization with regard to alignment with the strategic plan established by the company. The aim of this work was to verify whether the projects are identified as internal marketing function as mediators between these two pathways of values pertaining to the work of each. This survey was conducted in a mixed capital company and large the state of Minas Gerais. We used two previously validated questionnaires  scale organizational values and range of work values and applied  interviews with the objective of gathering data, which treatment was given by the method of descriptive analysis, factor analysis and content analysis. Such research has been characterized as a Case Study focused on quantity / quality.

Keywords: Internal Marketing. Organizational Values. The Work

Área de Concentração: ORGANIZAÇÃO E ESTRATÉGIA

Linha de Pesquisa: Tecnologia de Gestão e Competitividade

Banca Examinadora

Prof.ª Dr.ª Ester Eliane Jeunon– Orientadora

Prof.ª Dr.ª Cristina Fernandes Muylder – Docente

Prof.ª Dr.ª Valéria Maria Martins Judice – Participante externo

Baixar arquivo: LANA PORTO