Autor: ROSA MARIA BORGES CARDOSO DE SOUSA

Data da Defesa:  28/08/2008

RESUMO A crescente entrada da mulher no mercado de trabalho imprime novos contornos às relações de gênero e de poder nas empresas. Esse fenômeno sinaliza para o movimento maior da instalação de um processo de empoderamento da mulher. A análise do empoderamento feminino e das relações de gênero pode ser iluminada por meio da apreensão do campo social em que essas relações se inserem e se manifestam. O empoderamento associa-se ao alcance de bem-estar e de reconhecimento das relações sociais, representando um desafio às relações patriarcais e à manutenção dos privilégios do gênero masculino. Consiste na tomada de consciência por parte da mulher de que possui habilidade e competência para produzir, criar, gerir e transformar sua própria vida e seu entorno, tornando-se protagonista de sua história. Neste trabalho, analisa-se a trajetória profissional de mulheres que exercem cargo de gerência na área de Tecnologia da Informação e o seu processo de empoderamento, refletindo nos aspectos que envolvem as relações de gênero e poder no espaço organizacional. Procedeu-se a uma pesquisa de campo, de caráter exploratório-descritivo, por meio de entrevistas em profundidade, com 12 mulheres-gerentes da área de TI em empresas situadas na cidade de Belo Horizonte, Minas Gerais. Os dados foram submetidos às técnicas de análise de conteúdo comumente usadas em pesquisas de natureza qualitativa. Os resultados apontaram que dois elementos da dimensão pessoal X o forte sentimento de autoconfiança e a autopercepção das gerentes de suas competências técnicas X podem ser considerados fundamentais para o empoderamento. Na análise da trajetória profissional e do acesso a cargos de gerência, verificou-se reforço das informantes em relação às exigências de formação acadêmica e qualificação técnica continuada, especialmente a experiência profissional e a expertise, como “moedas fortes” nas relações de poder da área de TI. Na percepção das gerentes, esses quesitos configuram-se como pré-requisitos para a trajetória vertical e a permanência na área de TI. Observou-se que, ainda que não haja por parte das mulheres gerentes entrevistadas consciência de terem vivido um processo de empoderamento, há vestígios desse processo nos testemunhos de algumas delas. Pode-se perceber que alcançar a gerência ou um cargo elevado na pirâmide organizacional, algumas vezes, não significa empoderamento da mulher, apesar de isso ser considerado elemento positivo, na medida em que gera condições para que venha a ocorrer.

Palavras-chave: Relações de gênero. Relações de poder. Empoderamento. Gerência. Tecnologia da Informação.

ABSTRACT Increasing growth of woman in labour market has configured new borderlines on gender and power relations at work. This phenomenon pointed out to major movement of the woman’s empowerment process. The analysis of woman’s empowerment and gender relations could be enlighten by apprehension of social frame in what these relations happened and showed themselves. Empowerment is intimacy associated with a woman’s feeling of welfare and self-recognition of their social relations. It represents a challenge to patriarchal relations and rejection of male gender advantage maintenance. Empowerment consists in an insight experimented by a woman which became conscientious of her own ability and competence to produce, create, manage and change her own life and grounds as protagonist of her own history. In this research, it was analyzed professional trajectory of women who had acquainted a management position in the Technology of Information work segment and their empowerment process, by arguing about how aspects could be involved with gender and power relations inside organizational grounds. Then, it was proceeded by an exploratory descriptive research, designed by deep interviews with 12 TI female managers from Belo Horizonte, Minas Gerais. Data are submitted on content analysis techniques used by qualitative researches. Among the results pointed out by this investigation, two elements of personal dimension could be considered as fundamental to a woman’s empowerment, a strong feeling of self confident and a self-perception of technical competences. Both of them are demonstrated by female managers. By analyzing professional trajectory and forms of accessing management positions by women, it be stressed by informants a relevance of academic profile and continuing technical qualification, professional experience and expertise, as “strong trading currencies” on the TI power relations at work. The perception of female managers of these elements has suggested that they are prerequisites to a vertical and sustainable organizational trajectory in TI teams. It could be seen that by no means many women have not consciousness of they are experienced an empowerment process, there are vestiges of this process in the narratives of some interviewers. Also, it could be perceived sometimes a woman becomes manager or gets a high position on the organizational pyramid, it does not represent woman’s empowerment, besides it must be considered a positive element once it offers possibilities and openness to empowerment of others.

Key-Words: Gender Relationship. Power Relationship. Empowerment. Management. Technology of Information.

Linha de Pesquisa: Relações de poder e dinâmica das organizações

Prof.ª Dr.ª Marlene Catarina de Oliveira Lopes Melo – Orientadora

Profª.Drª. Adriane Vieira – Docente

Prof. Dr. Ivan Beck Ckagnazaroff – Participante externo