Autor: CAROLINA DA SILVA PEREIRA
Tipo de Trabalho de Conclusão: DISSERTAÇÃO
Data da Defesa: 18/02/2008
RESUMO As atuais propostas de mudanças no âmbito educacional, que seguem as tendências das transformações ocorridas no universo do trabalho, sugerem a incorporação da formação por competências como orientação de uma proposta curricular e de projetos pedagógicos nos diversos níveis educacionais. Diante desse cenário, realizou-se um estudo orientado por essa formação em curso de graduação em ciências contábeis, com o objetivo de contribuir para as reflexões relativas à formação de competências no ensino superior. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, baseada em um estudo de caso, numa instituição de educação superior, localizada na Região Metropolitana de Belo Horizonte, Minas Gerais. Os resultados mostram que a utilização do modelo tradicional de transmissão de conhecimentos ainda impera sobre o de formação por competências. Além dessa constatação, não foi possível verificar a existência de uma proposta que relacione as competências a serem desenvolvidas com a prática docente. Assim sendo, a pedagogia das competências não norteia o curso investigado e nem foi observada uma orientação sistematizada entre os elementos que compõem o processo de ensino-aprendizagem.
Palavras-chave – Ciências Contábeis. Formação por Competências. Educação Superior.
ABSTRACT These days proposals in the educational bounds, which follow the changes trends that took place at universe of working, suggest the inclusion of competence background as a guide for curricular purpose and pedagogy projects at several educational levels. Facing this scenery, a study was performed guided for this formation in science in accountancy, with an aim of contributes for the reflections concerned to the formation of competence in superior teaching. It’s about a qualitative research, based on a case of studying, in an institution of superior teach, situated at metropolitan area of Belo Horizonte, Minas Gerais. The results show that to make use of the traditional model of knowledge transmission is still imperative over the one of formation in competencies. Beyond this ascertain, it was not possibly to verify the existence of a proposal that connect the competencies to be developed with the practice lecturing. Given this, the pedagogy of competencies does not involve the investigated curse nor was observed a systematic guide between the elements that compose the process of teach-learning.
Key words – Science in Accountancy. Competence Formation. Superior Education.
Área de Concentração: ORGANIZAÇÃO E ESTRATÉGIA
Linha de Pesquisa: Tecnologias de Gestão e Competitividade
Banca Examinadora
Prof.ª Dr.ª Talita Ribeiro da Luz – Orientadora
Prof.ª Dr.ª Kely Cesar Martins de Paiva – Docente
Prof. Dr. Anderson de Souza Sant’Ana – Participante externo
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