Mestrando(a): ANA KARINE NERY CARNEIRO

Orientador(a): Prof. Dr. Gustavo Rodrigues Cunha

O processo decisório de investimentos apresenta uma complexidade substancial, uma vez que cada indivíduo apresenta atributos de personalidade específicos, um conjunto de características psicológicas que desempenham um papel fundamental nos seus julgamentos. Além da sujeição aos vieses cognitivos, a literatura pertinente apresenta o narcisismo como uma variável influente no processo de julgamento e escolha. Outros fatores, não menos importantes, como a atitude e a percepção de risco têm sido evidenciados em estudos recentes como determinantes da tomada de decisão de risco. Neste sentido, o presente estudo teve como objetivo geral investigar a relação entre narcisismo, vieses cognitivos, atitude, percepção e comportamento de risco por meio da análise de equações estruturais. A partir dessa perspectiva desenvolveu-se um estudo descritivo, quantitativo, cuja amostra constituída foi não probabilística por seleção aleatória da população dos alunos dos cursos de graduação em Administração e Contabilidade de uma Instituição de Ensino Superior. A coleta de dados foi realizada por meio de uma survey. As questões relacionadas ao modelo proposto continham respostas na escala Likert e o questionário estruturado foi construído a partir de uma listagem de 95 perguntas. Na análise dos dados foi utilizada a modelagem de equações estruturais multivariada. Concluiu-se que o viés cognitivo ‘melhor que a média’ demonstrou uma relação estatisticamente significante com as variáveis relacionadas ao risco. As relações analisadas entre os demais vieses cognitivos, autoatribuição e ilusão de controle não atingiram significância estatística. O valor total do NPI 40 não é estatisticamente significante em relação aos vieses cognitivos. Contudo, para analisar melhor esse relacionamento decidiu-se por contemplar os fatores que compõem a variável narcisismo, componentes da escala NarcissisticPersonalityInventory (NPI 40), de forma individual: autoridade, exibicionismo, autossuficiência, superioridade, exploração, vaidade e expectativa. Evidenciou-se que o fator autoridade, avaliado na escala NPI, sobressai como componente do traço de narcisismo, que influencia de forma significativa o viés cognitivo melhor que a média. Concluiu-se que o fator superioridade exerce influencia significativa em relação à variável comportamento de risco. O viés cognitivo ‘melhor que a média’ influencia significativamente a percepção de risco e o comportamento de risco e, a percepção de risco influencia significativamente o comportamento de risco. Foi possível verificar que os homens possuem escores mais elevados, na comparação dos resultados em relação ao sexo feminino, no que concerne às ilusões cognitivas ilusão de controle e ‘melhor que a média’. Destaca-se, na comparação dos resultados em relação, ainda ao gênero, a comprovação que os homens apresentam resultados estatisticamente significantes, de diferença em relação às mulheres quanto à variável narcisismo. O narcisismo prevaleceu com escores mais elevados para os homens. Constatou-se que os mais jovens possuem escoresmais elevadossendo que a comparação em relação às demais variáveis, não se mostrou estatisticamente significativa.

BANCA EXAMINADORA:

Prof. Dr. Gustavo Rodrigues Cunha

ORIENTADOR (Faculdade Novos Horizontes)

Prof.ª Dr. Aleixina Maria Lopes Andalecio

Faculdade Novos Horizontes

Porf.ª Dr.ª Vania de Fatima Noronha Alves

PUC/MINAS
Linha de Pesquisa: TECNOLOGIA DE GESTÃO E COMPETITIVIDADE..

Área de concentração: Organização e estratégia

Baixar arquivo: ANA KARINE NERY CARNEIRO