Mestrando(a): LIGIA CRISTINA BARBOSA SIMÕES

Orientador(a): Profª Drª Aleixina Maria Lopes Andalecio

Considerando o crescimento no uso das mídias sociais nas organizações, este estudo teve por objetivo analisar o uso dessas mídias como estratégia de comunicação em instituições públicas, em particular, no Cefet-MG. O embasamento teórico abordou os temas estratégia e comunicação, mídias sociais como estratégia de comunicação, redes sociais virtuais e estudos empíricos sobre o tema. Foi realizado um estudo de caso, descritivo quanto aos fins, com abordagens qualitativa e quantitativa, caracterizando uma triangulação metodológica. Na etapa qualitativa, os sujeitos de pesquisa foram sete servidores vinculados à área administrativa do Campus I da instituição, localizado em Belo Horizonte, escolhidos com base nos critérios de conveniência e acessibilidade. Foram realizadas entrevistas semiestruturadas e os dados coletados foram submetidos à técnica de análise de conteúdo. A partir desses resultados, foi definido o questionário utilizado na etapa quantitativa, da qual participaram 1.030 alunos da instituição. Os dados dessa etapa foram submetidos à análise estatística. Os resultados das entrevistas indicaram que a instituição fazia uso das mídias sociais para divulgação das informações e para troca de informações em áreas de trabalho, além de serem utilizadas para busca de informações e conhecimentos para o trabalho. Como vantagens no uso das mídias sociais, os servidores indicaram a transparência e a agilidade da informação, o baixo custo, a divulgação da informação, o contato mais direto com alunos e com a comunidade acadêmica e a possibilidade de interagir nos diversos tipos de mídia. A principal dificuldade apontada pelos mesmos foi a necessidade de definir a linguagem de comunicação para se atingir os diversos segmentos, além da necessidade constante de atualização das informações e o controle de conteúdo disponibilizado. Na análise dos questionários verificou-se que, para os alunos, os principais motivos de utilização das mídias sociais são para manterem-se atualizados, para diversão e lazer ou acompanhar o que seus amigos e familiares publicam ou compartilham. Na avaliação dos alunos, a utilização das mídias sociais pela instituição é boa. Como pontos positivos, os alunos relataram a interatividade, a disponibilidade de informação, acessibilidade, modernidade e velocidade de comunicação. Entre as dificuldades encontradas, a principal foi a falta de atualização de conteúdos. Sugere-se a realização de estudos similares em outros tipos de instituição pública, de forma a ampliar as discussões acerca do uso das mídias sociais como estratégia de comunicação.

BANCA EXAMINADORA:

Profª Drª Aleixina Maria Lopes Andalecio

ORIENTADOR (Faculdade Novos Horizontes)

Prof.ª Dr.ª Caissa Veloso e Sousa

Faculdade Novos Horizontes

Prof. Dr. João Bosco Laudares

PUC-MINAS / CEFET-MG
Linha de Pesquisa: TECNOLOGIAS DE GESTÃO E COMPETITIVIDADE.

Área de concentração: Organização e estratégia

LÍGIA CRISTINA BARBOSA SIMÕES