Autor: Werlesson Jorge do Nascimento Sampaio

Tipo de Trabalho de Conclusão: DISSERTAÇÃO

Data da Defesa:  27/02/2019

RESUMO Reside no conhecimento dos indivíduos que integram as organizações a resposta que esta necessita oferecer para as constantes demandas da sociedade pela satisfação das suas necessidades. A dinâmica das relações entre os indivíduos, no seu ambiente interno e externo, influencia os processos organizacionais ao agregarem sua experiência e vivência no que se executa, transportando para ali um conhecimento que não havia no processo estabelecido originalmente. O conhecimento tácito favorece a inovação, apoiado no arcabouço mental do indivíduo, ao suscitar o pensamento crítico sobre o que se executa. Os treinamentos aplicados na organização podem auxiliar na ampliação de competências e formação conhecimento tácito, quando aliados a um ambiente adequado e propício que inspire a confiança dos indivíduos na organização e nas relações existentes. A pesquisa compreendeu um estudo de caso, na implantação da automação de um processo operacional, com abordagem qualitativa, onde foram realizadas entrevistas em profundidade com 14 funcionários de uma instituição financeira pública. Como resultado foi possível inferir que o treinamento aplicado não influenciou, de modo perceptível, na formação de conhecimento tácito dos indivíduos, conquanto permitiu observar que após o treinamento ocorreu uma ampliação da perspectiva em relação aos objetivos e metas do projeto, e que, em última instância, foram os indivíduos os contribuintes para a consecução de um processo mais eficiente que o alcançado inicialmente durante o estudo de caso.

Palavras-chave: Conhecimento tácito, treinamento, processo, organização

ABSTRACT It resides in the knowledge of the individuals that integrate the organizations the response that it needs to offer to the constant demands of society for the satisfaction of its needs. The dynamics of relationships between individuals, in the internal and external environment, influences organizational processes by adding their experience and skills to what is performed, transporting there a knowledge that was not there in the process originally established. Tacit knowledge is what fosters innovation, supported by the mental frame of the individual, by eliciting critical thinking about what is performed. The trainings applied in the organization can help in the expansion of competences and tacit knowledge formation, when allied to an adequate and propitious environment that inspires the confidence of the individuals in the organization and in the existing relations. The research comprised a case study in the implementation of the automation of an operational process, with a qualitative approach, where in-depth interviews were conducted with fourteen employees of a public financial institution. As a result, it was possible to infer that the applied training did not influence, in a perceptible way, the tacit knowledge formation of the individuals, although it was possible to observe that after the training there was an amplification of the perspective in relation to the objectives and goals of the project, and that, int the final analysis, individuals were the contributors to the accomplishment of a more efficient process than the one initially reached during the case study.

Keywords: Tacit knowledge, training, process, organization

Área de Concentração: ORGANIZAÇÃO E ESTRATÉGIA

Linha de Pesquisa: Relações de Poder e Dinâmica nas Organizações

Banca Examinadora

Prof. Dr. Reynaldo Maia Muniz – Orientador

Prof. Dr. Marco Aurélio Ramos– Docente

Prof. Dr. Carlos Alberto Gonçalves – Participante Externo

Baixar arquivo: http://mestrado.unihorizontes.br/wp-content/uploads/2022/09/WELERSSON-JORGE-DO-NASCIMENTO.pdf