Autor: NELIO EDUARDO LEITE
Tipo de Trabalho de Conclusão: DISSERTAÇÃO
Data da Defesa: 24/05/2011
RESUMO Este estudo procurou analisar como se encontram configuradas as variáveis de justiça no trabalho e atitudes retaliatórias no campus II do CEFET-MG, na percepção de professores. O referencial teórico buscou aprofundar as seguintes temáticas: justiça, justiça no trabalho e atitudes retaliatórias. A pesquisa empírica foi caracterizada como de campo, descritiva, nos moldes de um estudo de caso, com abordagens quantitativa e qualitativa, denotando uma triangulação entre métodos. A unidade de análise foi o campus II do CEFET-MG, e os sujeitos de pesquisa foram os professores que lá lecionam selecionados por critério de acessibilidade. A coleta de dados se deu em duas fases, compondo a primeira a aplicação de questionários, com 113 questionários respondidos por docentes efetivos e substitutos; e, na segunda fase, foram realizadas 12 entrevistas com professores. Os dados provenientes dos questionários foram analisados estatisticamente e os das entrevistas foram trabalhados pautando-se em análise de conteúdo. A apresentação e a análise dos dados foram organizadas em três tópicos, sendo o primeiro uma apresentação da instituição abordada: o CEFET-MG, sua história e o papel dos professores dentro da Instituição. No segundo tópico, justiça e atitudes retaliatórias, com dados quantitativos, perfil dos respondentes e demais resultados provenientes dos dados coletados por meio dos questionários. Por fim, apresentaram-se os dados qualitativos de justiça e atitudes retaliatórias, com o perfil dos entrevistados e os resultados que permitiram aprofundar a compreensão da realidade investigada. Foram observadas percepções diferenciadas quanto ao modo como as recompensas são distribuídas na Instituição em relação aos aspectos da justiça distributiva, sendo esta mais elevada que o grau de percepção em relação à justiça de procedimentos, já que a maioria dos respondentes discorda a respeito de haver equidade nas políticas organizacionais pertinentes. Os dados também apontaram divergências entre os respondentes quanto à frequência de atitudes de retaliação dos servidores contra a Instituição. Preponderou o julgamento da ocorrência de tais comportamentos como injusta, mesmo no caso de servidores se sentirem lesados de alguma forma. A maioria dos respondentes revelou indignação face às injustiças organizacionais (componente afetivo) e, curiosamente, forte propensão a não retaliá-las (componente conativo). Ao final, foram apontadas limitações do estudo e sugestões para pesquisas futuras.
Palavras-chave: justiça no trabalho; justiça de distribuição; justiça de procedimentos; atitudes retaliatórias; instituição de ensino superior; setor público.
ABSTRACT This study aims at assessing professors’ perception of the variables justice and retaliation at their work site at campus II of CEFET-MG (Federal Centre for Technological Education, an institute of higher education in State of Minas Gerais, Brazil). The theoretical background covers an in-depth review of the following topics: justice, justice at work and retaliatory attitudes. The empirical investigation consists of descriptive field research represented by a case study triangulating methods to approach the study object both quantitatively and qualitatively. The unit of analysis is the campus II of CEFET-MG, and the criterion to sample the research subjects was access to CEFET-MG professors and substitute professors working at the campus. Data collection comprised two stages, namely: application of 113 questionnaires; and interviews with 12 professors. The questionnaire data were statistically analyzed, and the interview data were content analyzed. Data report and analysis are organized in three major topics. The first one depicts the institution under scrutiny, especially describing its history and the professors’ role in the organization. The second topic approaches justice and retaliation by means of the quantitative data, profile of the respondents and other results drawing on the questionnaires. The third topic analyses the qualitative data on justice and retaliation, providing the interviewers’ profile and the results that provide an in-depth understanding of the reality herein investigated. Results point to different perceptions of how rewards are distributed across the institution: the perception of distributive justice is stronger than the perception of procedural justice, but most respondents have informed that there is no equity in the relevant organizational policies. Results also show divergent perceptions of employees’ retaliatory attitudes against the institution: such behaviours are usually deemed as unfair, irrespective of the employees’ feelings of damage. Most respondents have reported indignation over organizational injustices (affective component) and, curiously, strong inclination to not retaliating them (conative component). Final remarks also include the limitations of this study and suggestions for further research.
Keywords: justice at work; distributive justice; procedural justice; retaliatory attitudes; institute of higher education; public sector.
Área de Concentração: ORGANIZAÇÃO E ESTRATÉGIA
Linha de Pesquisa: Relações de poder e dinâmica das organizações
Banca Examinadora
Prof.ª Dr.ª Kely Cesar Martins de Paiva – Orientadora
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