Autor: ALESSANDRA COSTA SALLES

Tipo de Trabalho de Conclusão: DISSERTAÇÃO

Data da Defesa:  26/06/2010

RESUMO O cenário empresarial atual revela crescente competição e concorrência entre as organizações, o que demanda constantes mudanças e inovações, as quais podem ser alcançadas por meio de investimento em aprendizagem. Tal alternativa é utilizada por diversas organizações que visam manter vantagem competitiva. Esta dissertação aborda o tema “Aprendizagem e inovação” e se propõe a elucidar a questão “Como se dá o processo de aprendizagem e inovação na empresa Engetron na visão dos funcionários?”, constituindo nisso seu o objetivo principal. Para tal, realizou-se um estudo de caso de natureza qualitativa e descritiva, com trabalhadores ligados diretamente ao setor de Produção da Engetron. As fases da pesquisa atendem aos objetivos específicos de: 1) Identificar a contribuição aprendizagem formal e informal para a inovação de produtos na Engetron; 2) Identificar os modos de conversão de conhecimento percebidos pelos empregados do modelo de Nonaka e Takeuchi; 3) Analisar a relação percebida pelos empregados entre aprendizagem e inovação na empresa. A Engetron atua no mercado há 34 anos e atualmente é uma indústria de no-breaks. Foram realizadas entrevistas utilizando roteiro semiestruturado com 9 funcionários do setor produtivo que atuam na empresa há mais de dez anos. Os funcionários reconhecem a diferença de aprendizagem formal e informal e percebem a importância de ambas as formas de aprender como um modo de obter sucesso na execução de suas atividades. Foram identificados os quatro modos de conversão do conhecimento propostos por Nonaka e Takeuchi e também foi possível demonstrar a importância percebida pelos funcionários da aprendizagem para a inovação na empresa pesquisada. Portanto, pode-se perceber que ocorre entre os entrevistados a aprendizagem formal e a aprendizagem informal. Consequentemente, ocorre a geração de conhecimento com foco na inovação dos processos e produtos da Engetron.

PALAVRAS-CHAVE: Aprendizagem organizacional. Inovação. Gestão do conhecimento. Competitividade.

 

ABSTRACT The current business scenery reveals growing competition between the organizations, that sues Constant changes and innovations which can be reach through investment and learning. This alternative is used for several organizations that aim to keep competitive advantage. This dissertation broaches the theme “Learning and innovation” and it proposes to elucidate the question “How the process of learning and innovation happens, in the Engetron company, on employees view?”, constituting, in this, its main objective. For this, it realized a case study of qualitative and descriptive nature, with workers directly connected to the sector of production of Engetron. The phases of the research attend to the specific objectives of: 1) To identify the contribution of the formal and informal learning for the innovation products on the Engetron; 2) To identify the ways of conversion of knowledge, of the model from Nonaka and Takeuchi, perceived by the employees. 3) To analyze the relation, between learning and innovation, perceived by the employees, on the company. The Engetron has been acting on market for 34 years and, currently, it is an industry of no-breaks. Interviews were realized using semi-structured outline with 9 employees of productive sector that have acted, on company, for more than ten years. The employees recognize the difference of formal and informal learning and they perceive the importance of both of the ways of learn how a way of to obtain success on the execution of their activities. The four ways of conversion of the knowledge, proposed by Nonaka and Takeuchi, were identified and also, it was possible to demonstrate the importance of the learning for the innovation, perceived for the employees, on the researched company. Therefore, it can perceive that the formal and informal learning occur among the interviewed. Consequently, it occurs the generation of knowledge with focus in the innovation of the processes and products from Engetron.

Key-words: Organizational learning. Innovation. Knowledge Management. Competitivity.

Área de Concentração: ORGANIZAÇÃO E ESTRATÉGIA

Linha de Pesquisa: Tecnologias de gestão e competitividade

Banca Examinadora

Profª. Drª. Cristiana Fernandes De Muÿlder– Orientadora

Baixar arquivo: Alessandra Costa Salles