Mestrando(a): GIOVANNA IGLESIAS COELHO
Orientador(a): Profª Drª Marlene Catarina de Oliveira Lopes Melo
O setor bancário é uma área que vivenciou modificações em sua estrutura em razão das alterações na economia e da introdução de inovações e mudanças que influenciaram a forma de trabalhar do gerente intermediário bancário, seja pelo processo de automação, seja pelas novas formas de gestão bancária que exigiram um novo perfil de profissional. A motivação por pesquisar os impactos da inovação tecnológica no setor bancário surgiu do anseio em compreender a função gerencial intermediária diante das transformações na conjuntura bancária em consequência da legislação, dos processos de fusões e incorporações, bem como do alto investimento que esse setor tem empregado em novas tecnologias. Nesta dissertação, analisa-se quais são os impactos da inovação tecnológica na função gerencial intermediária nas instituições bancárias. Procedeu-se a uma pesquisa de caráter descritivo; por meio do estudo de casos em dois bancos privados de Belo Horizonte – MG. A amostra dos sujeitos foi composta por 18 gerentes intermediários bancários. O enfoque desta pesquisa pode ser classificado essencialmente como qualitativo, uma vez que se buscou elucidar as situações e os fatos descritos pelos gerentes entrevistados. Os dados foram coletados por meio de entrevistas semiestruturadas e pesquisa documental. No tratamento dos dados, as entrevistas foram analisadas à luz das técnicas de análise de conteúdo. Os resultados apontaram que os gerentes percebem as inovações como positivas, pois melhoram a performance no trabalho, gerando dados mais precisos. Percebem, também, a redução do tempo gasto para realização das tarefas bancárias. Citam a necessidade de investimento em recursos humanos, considerados pelos gerentes como o verdadeiro patrimônio dos bancos. As maiores tensões estão relacionadas à gestão de pessoas, à pressão pelo cumprimento de metas e resultados; ao desenvolvimento diário do trabalho nos bancos em razão do acúmulo de funções e à resolução de conflitos. São apontadas, também, a necessidade de atualização constante e a dificuldade em transpor as barreiras impostas pelas indicações a cargos melhores nos bancos. Uma desvantagem ressaltada é o excessivo controle exercido pelas novas ferramentas de gestão, potencializado pela tecnologia. Percebeu-se que a função gerencial intermediária bancária é distinta da função gerencial intermediária clássica. As mudanças na função indicam uma oscilação constante e uma transformação da função gerencial intermediária bancária em uma função mais especializada e segmentada, voltada para um gerente consultor de negócios, sugerindo que essa função dentro dos bancos está sendo diluída, transformada, sendo substituída por uma função mais manipulada e condicionada.
BANCA EXAMINADORA:
Profª Drª Marlene Catarina de Oliveira Lopes Melo
ORIENTADORA (Faculdade Novos Horizontes)
Prof. Dr. Alfredo Alves de Oliveira Melo
Faculdade Novos Horizontes
Prof. Dr. Valdir Valadão Júnior
UFU – Universidade Federal de Uberlândia
Linha de Pesquisa: Relações de poder e Dinâmica das organizações.
Área de concentração: Organização e estratégia
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