Autor: TARCISIO BARROS DE ANDRADE
Tipo de Trabalho de Conclusão: DISSERTAÇÃO
Data da Defesa: 14/05/2008
RESUMO O presente estudo objetivou investigar a imagem, do Instituto Superior de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas – ISAB, percebida por seus principais públicos (alunos, professores, funcionários e gestor). O ISAB iniciou suas atividades no 2º semestre de 2004 na cidade de Abaeté (MG), com a oferta do Curso de Administração (com ênfase em Agronegócio). Busca consolidar, nesta microrregião, uma instituição fortemente comprometida com o desenvolvimento regional, atuando no ensino, na pesquisa e extensão capazes de proporcionar, a médio e longo prazos, mudanças significativas no habitus e na qualidade de vida da população. Assim a estratégia para viabilização desta meta implicou numa expansão progressiva e fortemente articulada com os poderes públicos municipais, com instituições não-governamentais e com lideranças de diferentes segmentos sociais. Para realização do estudo buscou-se uma fundamentação teórica abordando o tema imagem nas suas diversas perspectivas e sua relação com a identidade organizacional. A pesquisa de natureza quantitativa, pode ser caracterizada como um estudo de caso. A coleta da dados se deu por meio de questionários aplicados em sala de aula (alunos) e por e-mail (professores, funcionários e gestor). Na análise estatística das escalas verificou-se que os fatores obtidos não se comportaram exatamente de acordo com aqueles apontados pela literatura, Antunes (2004), embora em muitos deles, as variáveis apontadas como pertencentes aos fatores se agruparam. Este aspecto pode ser visto nos atributos de imagem: comunicação, conduta social, conduta empresarial, atendimento, preço, professores. O Alpha geral das escalas podem ser considerados excelentes indicando um alto grau de confiabilidade das escalas. Os resultados apontaram uma avaliação positiva da Instituição, especialmente nos atributos: conduta institucional, localização, cursos e professores e atendimento.
Palavras-chave: imagem organizacional, identidade organizacional, ensino superior, gestão, gerenciamento de imagem
ABSTRACT This study aimed to investigate the image of the Higher Institute of Applied Social and Human Sciences – ISAB, perceived by its main public (students, teachers, officials and manager). The ISAB began at 2 half of 2004 in the city of Abaeté (MG), with the provision of the Course of Administration (with emphasis on Agribusiness). Search consolidate, in micro, an institution strongly committed to regional development, working in teaching, research and extension able to provide in the medium and long term, significant changes in habitus and quality of life. Thus the strategy for achieving this goal meant a gradual expansion and strongly articulated with the municipal authorities, with non-governmental institutions and with leaders of different social segments. To conduct the study is a theoretical foundation addressing the topic image in its various perspectives and their relationship to organizational identity. The search of a quantitative nature, can be characterized as a case study. The collection of data made through questionnaires used in the classroom (students) and by email (teachers, officials and manager). In the statistical analysis of the scales found to have obtained factors not behaved exactly in line with those raised by literature, Antunes (2004), although in many, the variables identified as belonging to the factors were grouped. This can be seen in the attributes of image: communication, social conduct, business conduct, service, price, teachers. The Alpha general of the scales can be considered excellent indicating a high degree of reliability of the scales. The results indicated a positive assessment of the institution, especially in the attributes: institutional conduct, location, courses and teachers and care.
Keywords:. organizational image, organizational identity, higher education, management, management of image
Área de Concentração: ORGANIZAÇÃO E ESTRATÉGIA
Linha de Pesquisa: Tecnologias de Gestão e Competitividade
Banca Examinadora
Prof.ª Dr.ª Ester Eliane Jeunon – Orientadora
Baixar arquivo: http://mestrado.unihorizontes.br/wp-content/uploads/2022/10/Tarcísio-Barros-de-Andrade.pdf