Mestrando(a): MARIA AUXILIADORA BORGES

Orientador(a): MAURO CALIXTA TAVARES

O comportamento do consumidor quanto à escolha da marca de determinado produto, e não de outro, no momento da compra constitui tema bastante discutido na literatura de marketing, tornando-se cada vez mais relevante, principalmente, devido à grande competitividade mercadológica. Outro fator a considerar envolve a mudança de hábitos de consumo em decorrência das inovações tecnológicas e de comunicação em todas as áreas e do aumento da consciência e do nível de exigência do consumidor. Nesse contexto, é muito importante conhecer melhor o consumidor e descobrir quais são os atributos que ele valoriza nos produtos que consome. Tomando como base o comportamento de consumo, este estudo teve por objetivo identificar os atributos intrínsecos e extrínsecos valorizados na escolha da marca – no caso desta pesquisa, a farinha de mandioca – e descrever, a partir de um teste cego, percepções e experiências aí envolvidos, levando-se em conta a degustação do produto in natura e a forma de preparo dos alimentos que impulsionam tal escolha. No referencial teórico, são abordados: comportamento do consumidor, fatores que o influenciam, processo de compra, atributos, satisfação e valores para o consumidor, marcas e o consumo de produtos agroalimentares que sustentam esse estudo. A metodologia adotada foi a pesquisa exploratória qualitativa, realizada com dois grupos de consumidoras, mediante a aplicação da técnica de grupo de foco e experimento do produto, com teste cego. Sabor, textura, aparência e qualidade destacaram-se como os atributos intrínsecos mais valorizados na degustação e na compra do produto. Para compradores sem experiência anterior de consumo, pôde-se verificar que tradição, embalagem e indicação da marca são importantes atributos extrínsecos considerados na escolha da farinha de mandioca no momento da sua compra. A pesquisa possui limitações por ter sido realizada com apenas dois grupos, somando 15 entrevistadas, o que não representa a maioria dos consumidores de farinha de mandioca da região em estudo.

Orientador(a): MAURO CALIXTA TAVARES

Prof. Dr. Mauro Calixta Tavares. Orientador (Faculdades Integradas de Pedro Leopoldo)

Prof. Dr. Alexandre Teixeira Dias. Convidado 1 (Faculdade Novos Horizontes)

Prof. Dr. Tarcisio Afonso. Convidado 2 (Faculdade Pedro Leopoldo)