Título: IDENTIDADE DE SERVIDORES “REMOVIDOS”: UM ESTUDO DE CASO NO CEFET-MG
Autor: Marli Abadia Nascimento Lage
Tipo de Trabalho de Conclusão: DISSERTAÇÃO
Data da Defesa: 11/08/2011
RESUMO: Diante das questões conceituais delineadas e dos processos de remoção que ocorrem frequentemente no CEFET-MG e seus possíveis impactos na configuração identitária de servidores removidos, o objetivo geral desta pesquisa foi compreender como se encontra configurada a identidade de servidores do CEFET-MG que passaram por processo de remoção. Para tanto, o referencial teórico abordou a questão da identidade de modo geral e, especificamente, o modelo analítico de Dubar (2005), escolhido como parâmetro de análise nesta dissertação. Quanto à pesquisa empírica, esta caracterizou-se como descritiva, com abordagem qualitativa, nos moldes de um estudo de caso. Os sujeitos desta pesquisa foram 12 servidores técnico-administrativos que passaram por processo de remoção na instituição. A coleta de dados ocorreu por meio de levantamento documental e, principalmente, por meio de entrevistas com roteiros estruturados, sendo estes dados submetidos à análise de conteúdo. Os relatos dos entrevistados desvelaram insatisfação e dificuldade para aceitar a remoção imposta pelas chefias. Observou-se nas falas dos sujeitos que se trata de processo desagradável e humilhante e que inferioriza o servidor, trazendo sofrimento e indignação; existe também o caso em que o servidor pede pra sair e não é liberado pela chefia, o que, de acordo com os relatos dos servidores, causa frustração e a falta de motivação no trabalho. Uma minoria concorda com a política de remoção, mas acha que se trata de um castigo da forma como vem sendo implementada. Existe uma falta de ética na remoção do servidor, falta de preparo das chefias, tanto para realizarem a remoção, como para receberem os removidos. A adaptação à nova identidade, trilhada nos setores para os quais foram encaminhados, é conferida quando conseguem se adaptar e recriar uma identidade para si, tendo como objetivo principal fazê-la se confirmar junto aos demais, ou seja, trabalhando para que ela se legitime junto aos colegas, com vistas a diminuir a diferença em relação à identidade social virtual. O desejo de reconhecimento é uma constante, apesar de terem verbalizado pouca preocupação com a opinião de terceiros e, até mesmo, certo desprezo por ela. Ocupar uma posição de destaque é uma idealização de muitos dos entrevistados, o que pode ser entendido como uma possibilidade de afirmar como profissional comprometido e competente, o que é colocado em cheque quando da remoção. Assim, atos de pertencimento são necessários e negociados constantemente, de modo a cumprir uma busca por valorização e por oportunidade de fazer a diferença. Os servidores demonstraram que o serviço público é um trabalho gratificante, estável, apesar das dificuldades, como os problemas com chefias e a burocracia. Eles declaram que o CEFET-MG foi uma realização do sonho de pertencer a uma organização de trabalho estável e, apesar das pressões e insatisfações vivenciadas, não sonham com o emprego perfeito. Note-se que uma parte dos entrevistados relatou que almejam trabalhar na sua área de formação e que pretende aposentar-se na Instituição e, até mesmo, manter-se trabalhando nela após a aposentadoria, por meio de outros tipos de contratação. Dessa maneira, os servidores expressaram sentimentos de dualidade ao articularem os dois processos identitários revelando sua identidade social adquirida ao longo da formação na infância, com a constante identificação, pela legitimação das imagens de si próprios no ambiente de trabalho. Assim, ao reivindicarem a sua valorização, os servidores conquistam uma legitimidade no reconhecimento da identidade social e de seu status profissional. Convém frisar, ainda, a dificuldade de resposta de alguns entrevistados, manifestando medo de falar o que pensam e, até mesmo, de dizer de qual departamento saíram ou ao que chegaram, com receio de serem identificados. Assim, as represálias parecem ser mais frequentes do que eles próprios relataram. Após indicadas as limitações do estudo, sugestões para pesquisas futuras foram delineadas.
Palavras-chave – identidade, remoção de pessoal, transferência de pessoal, instituição de ensino, setor público.
ABSTRACT:Given the conceptual issues outlined and removal processes that occur frequently in the CEFET-MG and its possible impact in shaping identity server “removed,” the goal of this research was to understand how it is configured identity of the server that CEFET-MG underwent removal process. Thus, the theoretical addressed the question of identity in general and specifically, the analytical model Dubar (2005), chosen as a parameter of analysis in this dissertation. As for empirical research, this was characterized as descriptive, qualitative approach, in line with a case study. The subjects were 12 technical and administrative staff who have gone through the process of removing the institution. Data collection occurred through analysis of documents and, especially, through structured interviews with scripts, and this data was submitted to content analysis. The accounts of respondents unveiled dissatisfaction and difficulty to accept the removal imposed by management. It was observed in the speech of the subjects that it is unpleasant and humiliating process and that “diminishes” the server, bringing grief and indignation, there is the case when the server asks you out and is not released by the head, which according with the reports of the servers, causing frustration and lack of motivation at work. A minority agrees with the policy of removal, but think it is a “punishment” of the way has been implemented. There is a lack of ethics in removing the server, lack of training of managers so as to carry out the removal order to receive the removed. Adaptation to new identity, traveled in the sectors for which they were sent, is given when they can adapt and re-create an identity for itself, having as main objective to make her check with the other, that is, working so that it legitimizes with colleagues, to diminish the difference in relation to social identity “virtual”. The desire for recognition is a constant, despite having voiced little concern for the opinion of others, and even some contempt for her. Occupying a prominent position is an idealization of many respondents, which can be understood as an opportunity to assert itself as committed professional and competent, which is put in check when removing. Thus, acts of membership are needed and negotiated constantly, in order to fulfill a quest for value and opportunity to make a difference. The servers have shown that public service is a rewarding job, stable, despite difficulties such as problems with leadership and bureaucracy. They state that the CEFET-MG was a fulfillment of a dream of belonging to an organization of stable work and, despite the pressures and dissatisfactions experienced, do not dream of the “perfect job”. Note that one of the interviewees reported that aspire to work in their chosen field, and intend to retire at the institution and even keep it working after retirement through other kinds of employment. In this way servers expressed feelings of duality to articulate the two processes of identity revealing their social identity acquired through training in childhood, with the constant identification, by legitimizing the images of themselves in the workplace. Thus, claimed to recovery, servers gain legitimacy in recognition of their social identity and professional status. It is worth stressing, though, the difficulty of response in a number of respondents expressing fear and speak your mind, even to say which department the left or arrived, with fears of being identified. Thus, the reprisals appear to be more frequent than they themselves reported. After stating the limitations of the study, suggestions for future research were outlined.
Keywords- identity, removal of personnel, transfer of personnel, education institution, the public sector.
Área de Concentração: ORGANIZAÇÃO E ESTRATÉGIA
Linha de Pesquisa: Relações de poder e Dinâmica das organizações
Problema de Pesquisa: “Como se encontra configurada a identidade de servidores que passaram por processos de remoção?”
Banca Examinadora
Profa Dra Kely César Martins de Paiva – Orientador
Profª Drª Talita Ribeiro da Cruz – Docente
Prof. Dr. Luiz Alex Silva Saraiva– Participante Externo
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