Mestrando(a): JÚNIA ALVES DE LIMA

Orientador(a): WANDERLEY RAMALHO

Diante de uma economia globalizada, o mercado de ações reflete o desempenho do ambiente econômico e político da nação e materializa-se em índices de bolsa de valores. Tendo em vista a grande contemporaneidade do tema Governança Corporativa e a sua tendência mundial, foram estudados os seus impactos sobre a rentabilidade das empresas, ou seja, comparou-se o comportamento dos retornos, em termos de rentabilidade das empresas que participam do Índice de Governança Corporativa e do Ibovespa como um todo. Também foi analisada a influência das macro variáveis Selic e risco país sobre estes índices, bem como a influência das empresas que praticam Governança Corporativa sobre o valor do câmbio. Neste estudo, utilizou-se fundamentalmente análise de regressão simples e múltipla, bem como o teste de Student para as observações emparelhadas. Por meio da análise de regressão múltipla, estudou-se a relação entre a variável resposta (rentabilidade das empresas que compõem o Ibovespa e a rentabilidade das empresas que compõem o IGC) e as variáveis explicativas Selic e risco?país. Por meio da análise de regressão simples, estudou-se a relação entre a variável resposta câmbio, e o Índice de Governança Corporativa. Por meio do teste de Student para observações emparelhadas, procurou-se testar se os dados coletados continham evidência suficiente para a afirmação de existência de uma diferença estatisticamente significativa entre a rentabilidade das empresas que constituem o Ibovespa como um todo e aquelas que compõem exclusivamente o Índice de Governança Corporativa. Após a análise dos resultados, verificou-se o mérito da Governança Corporativa mediante observação da superioridade da rentabilidade das ações das empresas que constituem o IGC em relação à rentabilidade daquelas que compõem o Ibovespa como um todo.

Orientador(a): WANDERLEY RAMALHO

Professores Drs. da Banca:

Alfredo Alves de Oliveira Melo e Antônio Dias Pereira Filho

Mestrando(a): JÚNIA ALVES DE LIMA