Título: GESTÃO DO CONHECIMENTO: a percepção de gerentes intermediários do setor brasileiro de energia elétrica

Autor: Hélder Godinho da Fonseca

Data da Defesa: 11/03/2016

Resumo: Embora a gestão do conhecimento tenha sido o tema de numerosas pesquisas científicas a partir dos anos 1990, ainda é pouco difundida entre os gestores intermediários das organizações brasileiras. O objetivo da presente pesquisa foi investigar as percepções de gestores intermediários de organizações do setor de energia elétrica nacional sobre a gestão do conhecimento relacionada às suas funções. A escolha desse setor industrial e de serviços como ambiente para a pesquisa deveu-se à sua característica tecnológica, intensiva em conhecimentos, e às profundas transformações organizacionais que nesse setor têm ocorrido desde o final dos anos 1980, as quais aumentaram a complexidade das funções e dos desafios impostos aos seus gestores. As referências teóricas foram distribuídas nos tópicos: gestão do conhecimento; função gerencial; e gerência intermediária e seus papéis e desafios nas organizações. Como técnica metodológica, propôs-se uma pesquisa descritiva, com abordagem quantitativa e com a utilização do método survey, que foi operacionalizado por meio de um questionário estruturado e autoaplicado, contendo questões fechadas e abertas, que foi respondido por 242 gestores intermediários de oito organizações do setor elétrico. Para análise dos dados, foram utilizadas técnicas estatísticas univariadas e bivariadas, assim como técnicas qualitativas de análise de conteúdo para os dados obtidos a partir das questões abertas. Os resultados indicaram que os gestores intermediários do setor elétrico compreendem a abrangência conceitual da gestão do conhecimento, embora as suas práticas sejam limitadas pela ausência de vinculações claras do tema às estratégias das organizações, assim como pela reduzida participação dos gestores intermediários na elaboração das estratégias. Constatou-se, também, que as ações de gestão do conhecimento prevalentes são restritas aos ambientes internos das organizações, não contam com participação significativa de instituições acadêmicas ou de pesquisa e baseiam-se em iniciativas individuais, descentralizadas e não coordenadas de empregados experientes das organizações.

Palavras-chave: Gerência intermediária. Gestão do conhecimento. Setor elétrico

Abstract: Although knowledge management has been the subject of scientific research since the years 1990, it is still not widespread among middle managers of Brazilian organizations. The objective of the present research was to investigate how middle managers of electric power organizations understand knowledge management and how it relates to their duties. The choice of this industry as environment for the research was due to its technological and knowledge-intensive feature, as well as to the intense restructuring that have taken place in the Brazilian electric power industry since the late 1980, which significantly increased the complexity of the tasks and challenges faced by their managers. The theoretical references were distributed in the topics: knowledge management; management; and middle management and its roles and challenges in the organizations. A survey was the methodological strategy used, which was conducted through a self-administered, structured questionnaire, containing closed and open questions that were answered by 242 middle managers of eight electric power organizations. For data analysis univariate and bivariate statistical techniques were applied, as well as content analysis techniques of the qualitative data obtained from the open questions. The results indicated that the middle managers have a comprehensive understanding of knowledge management, although their practices are limited by the absence of a clear binding of the theme to the organizations strategies, as well as by the reduced participation of the middle managers in the development of the strategies. It was also noted that the prevalent knowledge management initiatives are restricted to the electric power organizations internal environments, without significant participation of academic or research institutions, and that they are based on individual, decentralized and uncoordinated initiatives, proposed by experienced employees.

Keywords: Middle management. Knowledge management. Electric power industry

Linha de Pesquisa: RELAÇÕES DE PODER E DINÂMICA DAS ORGANIZAÇÕES

Problema de Pesquisa: Como os gestores intermediários das organizações do setor brasileiro de energia elétrica compreendem e praticam a gestão de conhecimento?

Orientador: MARLENE CATARINA DE OLIVEIRA MELO

TALITA RIBEIRO DA LUZ  – Docente