Mestrando(a): SALVADOR GENTIL DOS SANTOS

Orientador(a): Profª Drª Aleixina Maria Lopes Andalécio

O objetivo geral da presente dissertação é descrever e analisar a utilização da estrutura em TICs oferecida pelo Projeto Cidade Digital (PCD), como instrumento de aprendizagem, na percepção dos docentes e discentes do ensino médio de uma instituição educacional pública, do município de Ouro Preto, Minas Gerais. O estudo foi desenvolvido com base em pesquisa de abordagem quali-quantitativa, sendo também estudo descritivo e estudo de caso. A pesquisa foi feita levando em consideração a participação ativa de 48 docentes e 360 discentes, que foram escolhidos de forma censitária. Esse trabalho constou ainda de uma entrevista de caráter qualitativo com 8 docentes voluntários cujos dados foram apresentados com base na análise de conteúdo das falas dos entrevistados, bem como na literatura pesquisada.  Os resultados indicam que, em geral, as atividades realizadas são relacionadas apenas ao conteúdo disciplinar específico, embora exista a ampla possibilidade de realizar pesquisas extras e desenvolver trabalhos em grupo. Esse é um resultado pouco evidenciado, devido à baixa participação tanto dos professores quanto dos alunos. Observa-se, portanto, falta de domínio dos professores com relação aos recursos da plataforma e tal questão fica evidenciada diante da ausência de treinamento técnico e do pouco conhecimento específico em informática por parte dos docentes e dos alunos. A pesquisa também aponta que esses segmentos apresentam deficiência no que se refere ao uso dos equipamentos; isso se deve, em parte, pela falta de qualidade e pela insuficiência desses equipamentos, pela demora e dificuldade de se conseguir conexão e, principalmente, pela ausência de suporte especializado para sanar dúvidas e oferecer apoio. Fica clara, também, a necessidade de estruturação por parte da escola para que o processo ensino-aprendizagem ocorra de forma plena e eficaz, o que está relacionado basicamente à capacitação e ao desenvolvimento de competências técnicas para os professores, a fim de que possam também dar suporte aos alunos. Diante disso, sugere-se que o estudo seja ampliado para outras instituições para possível identificação de carências e desafios destacados, na escola em questão, no setor educacional do município como um todo.

BANCA EXAMINADORA:

Profª Drª Aleixina Maria Lopes Andalécio

ORIENTADOR (Faculdade Novos Horizontes)

Prof. Dr. Wendel Alex Castro Silva

Faculdade Novos Horizontes

Prof. Dr. Alexandre Teixeira Dias

FUMEC

Linha de Pesquisa: TECNOLOGIAS DE GESTÃO E COMPETITIVIDADE

Área de concentração: Organização e estratégia

Baixar arquivo: SALVADOR GENTIL DOS SANTOS