Autor: MARIA GORETI BOAVENTURA

Tipo de Trabalho de Conclusão: DISSERTAÇÃO

Data da Defesa:  10/02/2010

RESUMO Este estudo tem por objetivo identificar e analisar o processo de inserção de mulheres empreendedoras no setor de moda em Belo Horizonte. Para tanto, buscou identificar o perfil, a história pessoal e a trajetória profissional das mulheres pesquisadas, considerados decisivos para a criação e manutenção de suas empresas; e fazer o levantamento das principais facilidades, dificuldades e oportunidades encontradas pelas empreendedoras em sua trajetória profissional. Procurou-se responder às seguintes questões: a) Qual é o perfil empreendedor das mulheres pesquisadas; b) Como se deu a inserção de mulheres empreendedoras no setor de moda em Belo Horizonte; e c) Que fatores foram considerados decisivos para a criação e manutenção de suas empresas? Na Introdução, procurou-se contextualizar a inserção feminina no mercado de trabalho, em especial no setor de moda em Belo Horizonte, destacando-se a atividade empreendedora. No Referencial Teórico, que deu embasamento ao desenvolvimento da pesquisa, procurou-se, primeiro, analisar a importância econômica, cultural e psicossocial da moda, a indústria de moda no cenário nacional, as características da indústria de moda e a inserção da mulher no mercado de trabalho (análise de gênero); segundo, apresentar os principais conceitos e abordagens sobre empreendedorismo, principalmente quanto ao enfoque econômico, que defende o espírito inovador e tem em Joseph Schumpeter seu principal representante, e ao comportamental, que se baseia em estudos de David McClelland; terceiro, conhecer os principais conceitos e características de um empreendedor; e, quarto, abordar os estudos mais recentes sobre o empreendedorismo feminino e o processo gestor de mulheres empreendedoras. Para atingir os objetivos da pesquisa foi realizada uma pesquisa qualitativa, descritiva, com 11 mulheres que estivessem à frente do próprio negócio há mais de cinco anos, podendo ser sócias ou não. A coleta de dados se deu por meio de entrevistas, utilizando um roteiro semiestruturado. Os relatos foram gravados, transcritos e tabulados. A análise dos dados obedeceu à técnica de análise de conteúdo. Os resultados obtidos indicam haver semelhança de características entre as empreendedoras analisadas neste estudo com resultados observados em outros estudos, tais como: perfil empreendedor, autopercepção positiva sobre o próprio perfil empreendedor, capacidade de transformar ideias e expectativas em realidade, busca da realização pessoal e profissional e preocupação com a qualidade de vida e com o futuro do empreendimento. Verificou-se que as entrevistadas não foram movidas pela necessidade, e sim pela oportunidade, pela paixão e por gostarem do que fazem. Por fim, foram feitas sugestões para estudos futuros.

Palavras-chave: Empreendedorismo. Empreendedor. Empreendedorismo feminino. Perfil empreendedor.

 

ABSTRACT The purpose of this study is to identify and analyze the process of insertion of entrepreneurial women in the fashion market in Belo Horizonte (MG). For such, it tried to identify the profile, the personal history, and the professional trajectory of the researched women, items considered to be decisive in the creation and maintenance of their companies; and, make a survey of the main eases, difficulties, and opportunities these enterprising women had to face in their professional trajectories. The following questions were analyzed: a) what is the entrepreneurial profile of the researched women; b) how the insertion of enterprising women in the Belo Horizonte’s fashion market has occurred; and c) which factors were considered as decisive in the creation and maintenance of their companies. In the introduction, the female insertion in the working market, especially the fashion sector in Belo Horizonte, was contextualized, highlighting the entrepreneurial activity. In the literature review which gives foundation to the development of this research, first, the economical, cultural and psychosocial importance of fashion; the fashion industry in the national setting; the characteristics of the fashion industry; the insertion of women in the working market (a gender analysis) were all analyzed; second, the main concepts and approaches about entrepreneurship, especially the economical approach which defends the innovative spirit, and has in Joseph Schumpeter its main defender; and the behavioral approach based in David McClelland’s studies were both presented; third, the main concepts and characteristics of an entrepreneur were sought; and forth, the most recent studies about female entrepreneurship and the entrepreneurial women’s management process were dealt with. To reach the objectives of this research, a qualitative-descriptive research was performed with 11 women who had created, or who had been actively up-front their own businesses for more than five years, by their own or with partners. The data were collected through interviews, using a semi-structured script. The accounts were recorded, transcribed, and tabulated. The data were analyzed through the techniques of analysis of contempt. The results obtained indicate the presence of similar characteristics among the entrepreneurial women analyzed in this study and results observed in other studies, such as: entrepreneurial profile; positive self-perception of their own entrepreneurial profile; capability to turn ideas and expectations into reality; search for the personal and professional fulfillment, concern with life quality and the future of the company. It was verified that the interviewed women were not moved by necessity, but by opportunity, passion, and for the love of what they do.

Key words: Entrepreneurship, Entrepreneur, Female entrepreneurship, Entrepreneurial profile.

Área de Concentração: ORGANIZAÇÃO E ESTRATÉGIA

Linha de Pesquisa: Tecnologias de Gestão e Competitividade

Banca Examinadora

Prof.ª Dr.ª Marlene Catarina de Oliveira Lopes Melo – Orientadora

Prof. Dr. Alfredo Alves de Oliveira Melo – Docente

Prof. Dr. Mauro Calixta Tavares– Participante externo

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