Autor: JULIANA DE MELO FRANCO MURARI
Tipo de Trabalho de Conclusão: DISSERTAÇÃO
Data da Defesa: 03/08/2009
RESUMO Diante do cenário atual, no qual mudanças ambientais, organizacionais e tecnológicas acentuam a necessidade de um profissional polivalente multifuncional, reformas educacionais vêm eclodindo no Brasil, principalmente após o advento da Lei de Diretrizes e Bases da Educação, de 1996. A busca por mão de obra capacitada intensificou-se, e competências comportamentais, éticas e políticas passaram a ser mais exigidas do que a qualificação em si. O processo de formação superior foi revisto para possibilitar a construção de competências profissionais nos alunos. Essas, por sua vez, são tratadas a partir de diferentes níveis: individual/profissional, gerencial/funcional e organizacional. Este trabalho aborda a formação de competências profissionais, tendo por referência o estágio. O construto utilizado apoia-se na visão da Escola Francesa que preconiza a aprendizagem (cognitiva) como eficiência social do indivíduo. O objetivo geral deste estudo consiste em analisar como a prática do estágio se relaciona com a formação de competências profissionais de alunos do curso de Administração de uma IES privada de Belo Horizonte-MG. Para atender a esse propósito, o modelo utilizado foi o de Paiva e Melo (2008), inspirado em Cheetham e Chivers (1998), que apresenta quatro atores sociais envolvidos na formação de competências profissionais: Instituições de Ensino, Estado, Instituições Coletivas e Organizações. Seu núcleo central individual é formado pelas competências intelectual, técnico-funcionais, comportamentais, éticas e políticas. Esta pesquisa é um estudo de caso do conceito “competências profissionais”, tendo sido realizadas a pesquisa documental e a pesquisa de campo, de natureza descritivo-explicativa, com enfoque qualitativo. Foram analisados dados secundários e primários ligados ao conceito de formação de competências profissionais, por meio da prática do estágio, e realizadas 12 entrevistas, mediante amostragem não probabilística intencional, com coordenadores do curso de Administração, alunos-estagiários, empresas concedentes de estágio, agentes de integração e a Associação Brasileira de Estágios, por meio de um roteiro semiestruturado. As entrevistas foram transcritas e analisadas em profundidade, separada e conjuntamente, permitindo no final a triangulação dos dados. Prevaleceram diferenças entre os grupos investigados, Instituição de Ensino Superior (IES) e Estado versus Organizações e Instituições Coletivas, no que tange às competências intelectuais; e similaridades de acordo com as competências comportamentais e políticas. A IES acredita ser seu papel formar competências profissionais, essencialmente as intelectuais. As organizações entrevistadas, de outro modo, acreditam que as competências técnico-funcionais são ensinadas diretamente aos estagiários no ambiente de trabalho. Demandam, também, dos estagiários a presença de competências comportamentais, éticas e políticas. A análise dos resultados da pesquisa permite concluir que no curso de Administração o estágio é um mecanismo que permite a formação de competências profissionais e contribui de maneira significativa para a inserção do aluno no mercado de trabalho.
Palavras-chave: Estágio. Competência Profissional. IES. Curso de Administração.
ABSTRACT The present scenario, where environment, technological and organizational changes enhance the need for versatile professionals with multitasking abilities, educational reforms have been erupting in Brazil, mainly after the Lei de Diretrizes e Bases da Educação, 1996. The search for skilled workers has intensified, and behavioral competencies, ethics and policies started being more demanded than academic qualification itself. The higher education academic process has been revised to enable the construction of professional competencies on the students. These competencies are treated at different levels such as: individual/professional, managerial/functional and organizational. This study approaches the formation of professional competencies, using as reference, internship programs. The construct used relies on the French School view which preconizes learning (cognitive) as one’s social efficiency. The general goal of this study is to analyze how internship programs relate to the formation of professional competencies of students attending the Administration course of a private higher education institution in Belo Horizonte-MG. To fulfill this purpose, the used model was the one by Paiva and Melo (2008), inspired by Cheetham and Chivers (1998), which presents four social organizations involved in the formation of professional competencies: Education Institutions, the Estate, Collective Institutions and Organizations. Its individual core is formed by intellectual, technical-functional, behavioral, ethical and political competencies. This research is a case study regarding the concept of “professional competencies” , having both the documental and field research- of descriptive-explanatory nature-, been performed with a qualitative judgment. Secondary and primary data associated with the concept of formation of professional competencies were analyzed through internship programs, and 12 interviews were performed, using the Nonprobability Sampling Method, along with the coordinators of the Administration course, students/interns, companies that concede internships, integrating agents and the Brazilian Association for Internships, through a semistructured script. The interviews were transcripted and analyzed in depth, separately and in groups, allowing the data triangularization in the end. Differences remained among the inveatigated groups Higher Education Institutions (HEI) and the Estate versus Organizations and Collective Institutions, as far as intellectual competencies are concerned; and similarities according to behavioral and political competencies. A HEI believes its role is to create professional competencies, especially intellectual ones. The interviewed organizations, on the other hand, believe the technical-functional competencies are taught directly to the interns in the work environment. They also demand, from the interns, the presence of behavioral, ethical and political competencies. The analyzes of the results in the research leads to the conclusion that in the Administration course, the internship is a mechanism that enables the formation of professional competencies and contributes in a meaningful way to the insertion of the student in the labor market.
Key-words: Internship. Professional Competencies. HEI. Administration Course.
Área de Concentração: ORGANIZAÇÃO E ESTRATÉGIA
Linha de Pesquisa: Tecnologias de Gestão e Competitividade
Banca Examinadora
Prof. Dr. Diogo Henrique Helal – Orientador
Prof.ª Dr.ª Kely Cesar Martins de Paiva – Docente
Prof.ª Dr.ª Danielle Creno Fernandes – Participante externo
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