Título: FORMAÇÃO DE COMPETÊNCIAS PROFISSIONAIS EM ALUNOS DO CURSO SUPERIOR DE NUTRIÇÃO: comparando percepções de docentes e discentes na Universidade Federal de Juiz de Fora – MG

Autor: THIAGO DE SOUZA MELO

Data da Defesa: 14/08/2015

Resumo:

O objetivo geral desta dissertação foi descrever e analisar as percepções de discentes e docentes de da universidade Federal de Juiz de Fora a respeito das contribuições do curso de graduação em nutrição na formação e no desenvolvimento das competências profissionais dos futuros nutricionistas. Para tanto, o referencial teórico abordou três temas, a saber: profissão, competências individuais e competências profissionais. Para atingir ao objetivo proposto realizou-se uma pesquisa caracterizada como de campo, descritiva e quantitativa, tendo como instrumento de coleta de dados questionários, que foram aplicados em 160 alunos e 7 professores. Na coleta de dados foram utilizadas a análise documental e análise estatística, buscando descrever e analisar as perspectivas dos entrevistados. Verificou-se que todas as competências abordadas nas DCN receberam uma avaliação elevada quanto à situação ideal. Os resultados mostraram que as expectativas dos alunos e professores quanto à formação de competências profissionais são bastante elevadas, mas essa situação não se concretiza na realidade. A maioria das médias foi considerada satisfatória, tanto no âmbito do que é esperado por eles como no que efetivamente é realizado no curso. Observou-se que os alunos acreditam que os aspectos merecem uma importância maior do que o que acontece de fato. Essa diferença também foi observada entre os professores, o que sugere que os docentes percebem que tais competências precisam ser melhor trabalhadas com os alunos. Os resultados desta pesquisa mostraram que, na avaliação de alunos e professores, tanto as competências previstas nas DCN-CGN, quanto as competências previstas no modelo de Fleury e Fleury (2001) são importantes para o desenvolvimento profissional e também apresentam avaliação elevada na perspectiva de discentes e docentes.

Palavras-chave: Profissões; Competências profissionais; Gestão de competências; Nutrição.

Abstract:

The objective of this study was to investigate the formation of professional competences of college students of nutrition at the Federal University of Juiz de Fora in the perception of students and teachers. The research is characterized as field, descriptive and quantitative, with the questionnaire data collection instrument, which were applied to 160 students and 7 teachers. In data collection were used to document analysis and statistical analysis, seeking to describe and analyze the perspectives of respondents. The overall objective of the research was to describe analyze the perceptions of students and teachers of the Federal University of Juiz de Fora about the ongoing contributions degree in nutrition in the training and development of professional competences of future dietitians. Therefore, the theoretical framework discussed three themes, namely: professional, personal competences and professional competences. We found that all competencies addressed in DCN received a high evaluation as to the ideal situation. The results showed that the expectations of students and teachers on the training of professional competences are quite high, but this situation does not materialize in reality. Most means were considered satisfactory, both in what is expected by them as in what is effectively carried out in the course. We note that there is a difference between the average of the actual notes between the students and the ideal average in all matters. That is, students have to aspects deserve greater importance than actually happens. This difference was also observed by teachers, what suggests that teachers realize that these competences need to be worked best in students. The results of this research showed that the evaluation of students and teachers, all the powers provided for in the DCN-CGN, as the competences of Fleury and Fleury (2001) are important for professional development and also features higher rating in the ideal situation, Compared to the real.

Keywords: Professions; Professional competences; Management competences; Nutrition.

Linha de Pesquisa: RELAÇÕES DE PODER E DINÂMICA DAS ORGANIZAÇÕES

Projeto de Pesquisa: Formação de competências profissionais em alunos de cursos superiores de IES mineiras: comparando percepções de docentes e discentes

Orientador: TALITA RIBEIRO DA LUZ

FERNANDO COUTINHO GARCIA – Docente