Mestrando(a): NILCÉIA LAGE DE MEDEIROS

Orientador(a): VALÉRIA MARIA MARTINS JUDICE

Os limites de espaço e tempo são ultrapassados na internet, apontando para novos nichos, oportunidades e formas de negociar (BLOCH;PIGNEUR; SEGEV, 1996; GHOSH,1998). A habilidade de combinar os canais de comercialização físicos e virtuais, por meio do varejo eletrônico multicanal, poderá representar a sobrevivência dos negócios, incluídos aí os editoriais/livreiros 9BARROS, BORGES; JAMBEIRO, 2007; E-COMMERCE…, 2008ª; MACKENA, 1995; MELO, 2002, PROCESSOS…2007; RIOS;2006). Assim, esta dissertação apresenta uma pesquisa descritiva, com abordagem qualitativa, de estudo de casos múltiplos sobre a utilização de comércio eletrônico (CE) como canal de vendas por editoras de Livros Técnicos-Científicos e Profissionais (LTCP) de Belo Horizonte. A escolha do setor justifica-se por estar entre os que mais crescem neste novo canal de comercialização e por ser área de expertise da pesquisadora. Para a coleta de dados, foram selecionadas três editoras do segmento editorial/livreiro e realizados observações sistematizadas dos ambientes físicos e virtuais de comercialização, além de entrevistas em profundidade com executivos senores. Os dados obtidos foram analisados pelas técnicas de análise de conteúdo e análise do conteúdo. O objetivo geral da pesquisa foi identificar, na percepção de editores de LTCP de Belo Horizonte, os fatores que influenciam a adoção de livraria virtual própria para venda direta aos consumidores finais, além de canais tradicionais de distribuição/venda de livros. /foram estipulados cinco objetivos específicos; a) descrever o panorama de internet, CE e Business to consumer (B2C) ? os resultados evidenciaram que a internet não impactou a criação de propostas ou soluções inovadoras para distribuição/venda de livros; b) apresentar fatores ligados à decisão de adoção do CE ? observou-se que coube aos três entrevistados a tomada de decisão, vista por eles como estratégia confidencial de negócio, resultando em generalidade de informações prestadas, não permitindo analisar fatores de efetiva influência; c) identificar aspectos da escolha de integração/separação dos canais para comercialização ? os dados coletados mostraram que o CE apresenta-se como extensão das formas tradicionais de comercialização, ocorrendo grau de subutilização, permitindo inferir que a excelência em si do canal não é fator influente; d) descrever o panorama do setor editorial/livreiro brasileiro ? houve unanimidade na indicação do gargalo na distribuição/venda de livros e impossibilidade física de adequada ou completa divulgação do catálogo, fatores indicados como mais influentes para a adoção do CE e internet como lócus privilegiado de visibilidade; e e) descrever a atuação do setor editorial/livreiro brasileiro no Ce e B2C ? em relação aos diversos canais da cadeia de comercialização do livro, para os entrevistados houve preservação dos intermediários, exceto os distribuidores, que mais sentiram os reflexos da interne, reduzindo em número e concentrando-se em São Paulo. Foram observados como fatores de maior influência à adoção do CE pelas editoras: divulgação das obras publicadas e atualização do catálogo completo na internet; confirmação de estratégia multicanal por meio do cruzamento e complementação dos canais físicos e virtuais na distribuição/venda de livros onde os dois modelos coexistem nos três casos estudados; e, como uma explicação não antecipada, a tendência de racionalização via homogeneização institucional, explicada pela teoria do isomorfismo organizacional.

Orientador(a): VALÉRIA MARIA MARTINS JUDICE

Professores Drs. da Banca:

Profª. Drª. Valeria Martins Judice. Orientadora (Faculdade Novos Horizontes)

Profª. Drª. Vera Lucia Cançado Lima. Convidado 1 (Faculdade Novos Horizontes)

Prof. Dr. Eduardo Jose Wense Dias. Convidado 2 (UFMG/ECI)
Mestrando(a): NILCÉIA LAGE DE MEDEIROS

Linha de Pesquisa: Tecnologia de gestão e competitividade