Autor: EDVALDO PEREIRA MATEUS

Tipo de Trabalho de Conclusão: DISSERTAÇÃO

Data da Defesa:  14/07/2011

RESUMO A representatividade do mercado de bebidas ganha grandes proporções quando se pensa na geração de empregos diretos e indiretos que ele movimenta. Com diferentes tipos, sabores e texturas, os investimentos advêm de grandes e pequenas empresas, o que, cada vez mais, consolida o produto no mercado.  Segundo dados do Sindicerv (2007), o Brasil é o quinto maior produtor de cerveja do mundo, com 8,5 bilhões de litros/ano, estando atrás apenas da China, com 27 bilhões de litros/ano, Estados Unidos, com 23,6 bilhões de litros/ano, Alemanha, com 10,5 bilhões de litros/ano, e Rússia, com 9 bilhões de litros/ano. O mercado brasileiro de bebidas teve sua concorrência acirrada com a entrada de novos produtos e  de novas empresas nos últimos anos, levando as maiores empresas do mercado de cervejas – AMBEV, FEMSA Cerveja Brasil e Schincariol – a estarem em constante disputa. A sobrevivência delas depende de seu posicionamento e das estratégias competitivas que adotam, da agilidade na tomada de decisões e da efetividade operacional. Os fatores apresentados justificam a questão que motiva esta análise: “Quais são os fatores determinantes de competitividade do segmento de cervejas, segundo a ótica de clientes das empresas AMBEV, FEMSA Cerveja Brasil e Schincariol, na região de Sete Lagoas – MG?”. Ou de forma mais ampla “O que leva um cliente a preferir distribuir a cerveja A, X ou Z”? A pesquisa buscou identificar os fatores determinantes e diferenciais para a competitividade destas empresas cervejeiras, de acordo com a percepção dos clientes. Diferente de outros estudos, esta pesquisa pretende esclarecer como o cliente “percebe” as estratégias adotadas pelas empresas para competirem no mercado, fator determinante e diferencial em sua escolha de compra entre uma empresa ou outra. Para o alcance do objetivo principal deste trabalho, cabe dizer que este se fundamentou em uma pesquisa quantitativa, alicerçada em uma pesquisa de campo que utilizou como principal instrumento para a coleta de informações primárias o questionário.

Palavras chaves: Mercado brasileiro de bebidas. Competitividade. Estratégias. 

ABSTRACT The representativeness of the beverage  market  wins great proportions when  think in the generation of direct and indirect jobs that it moves. With different kind, flavors and textures, the investments occur of great and small companies that, more and more, it consolidates the product in the market.  According to data of Sindicerv (2007) Brazil is the fifth largest producing of beer of the world with 8,5 billion liters/year, being behind only of China with 27 billion liters/year, of the United States with 23,6 billion liters/year, of Germany with 10,5 billion liters/year and of Russia with 9 billion liters/year.  The Brazilian market of beverage had your intransigent competition with the entrance new products and new companies, in the last years, taking the largest companies of the beers market: AMBEV, FEMSA Cerveja Brasil and Schincariol, be them in constant argues. The survival of these depends on each one positioning and of the competitive strategies that they adopt, of the agility in the socket of decisions and of the operational effectiveness.  The presented factors justify like this the subject that motivates this analysis: “Which are the decisive factors of competitiveness of the segment of beers, according to the customers of the companies AMBEV, FEMSA Cerveja Brasil and Schincariol, in the region of  Sete Lagoas – MG? “; or in a wider way “What does the one take a customer to prefer to distribute the beer A, X or Z?”  The research search to identify the decisive and differential factors for these companies brewers competitiveness, in agreement with the customers’ perception. Different from other studies, this research intends to understand as the customer “notices” the strategies adopted by the companies for us to compete at the market, decisive and differential factor in his purchase choice among a company or other.   For the reach of the main objective of this work, fits to say that this was based in a quantitative research, found under a field research that used as main instrument for collection of primary information, the questionnaire.

Key words: Brazilian market of beverage. Competitiveness. Strategies.

Área de Concentração: ORGANIZAÇÃO E ESTRATÉGIA

Linha de Pesquisa: Tecnologia de Gestão e Competitividade

Banca Examinadora

Prof. Dr. Sidney Lino de Oliveira – Orientador

Prof. Dr. Plínio Rafael Reis Monteiro – Participante externo

Prof. Dr. Aleixina Maria Lopes Andalécio – Docente

 

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