Mestrando(a): ERLON CAMPELO CÂMARA

Orientador(a): JOSÉ EDSON LARA

A orientação para o mercado tem sido utilizada para explicar o desempenho das organizações. Empresas que seguem esse tipo de orientação estão voltadas para atender às necessidades dos clientes, proporcionando vantagem competitiva em relação aos concorrentes. Esta dissertação se propôs a investigar essa preposição no varejo farmacêutico. O mercado apresenta alguns indicadores que justificam esta investigação, como o volume de vendas e o fato de o Brasil ser um dos 10 maiores mercados do mundo deste segmento. O local selecionado para a pesquisa atende à necessidade básica de ser muito turbulento em função da concorrência. Para realização deste trabalho, adotou-se o modelo proposto por Jaworski e Kholi (1993), com base no qual as empresas que se orientam para o mercado precisam apresentar geração de inteligência, disseminação da inteligência e resposta ao mercado. investigou-se a performance do modelo no varejo das micro, pequenas e médias farmácias localizadas na cidade de Belo Horizonte. Isso porque a força cada vez maior das grandes farmácias e redes pode enfraquecer e até provocar sua falência. O objetivo aqui foi investigar como se configuram as estratégias de orientação ao mercado no pequeno varejo farmacêutico. Esta pesquisa pode ser considerada um estudo descritivo tipo survey, com abordagem quantitativa e qualitativa. Foram aplicados questionários e realizadas entrevistas com os gestores desse varejo. Pode-se considerar, a partir dos resultados obtidos, que o modelo precisa de ajustes para explicar de forma satisfatória a orientação para o mercado desse varejo.

Orientador(a): JOSÉ EDSON LARA

Professores Drs. da Banca:

Prof. Dr.José Edson Lara

ORIENTADOR (Faculdade Novos Horizontes)

Prof.ª Dr.ª Caíssa Veloso e Sousa

Faculdade Novos Horizontes

Prof. Dr. José Marcos de Carvalho Mesquita

FUMEC

Mestrando(a): ERLON CAMPELO CÂMARA

Linha de Pesquisa: Tecnologia de gestão e competitividade

Baixar arquivo: ERLON CAMPELO CAMARA