Autor: Liliane Penido Drumond
Tipo de Trabalho de Conclusão: DISSERTAÇÃO
Data da Defesa: 07/02/2018
RESUMO: O objetivo desta pesquisa foi descrever e analisar as estratégias de marketing social implementadas em prol da erradicação do trabalho infantil, segundo a percepção de atores envolvidos com a causa, em Nova Contagem, região metropolitana de Belo Horizonte, Minas Gerais. O Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), ou Lei n° 8.069, de 13 de julho de 1990, promove o que é denominado de proteção integral, que garante à criança e ao adolescente a “condição peculiar de pessoa em desenvolvimento”, determinando a proibição de qualquer trabalho a menores de 16 anos de idade, salvo na condição de aprendiz, a partir de 14 anos. Na região de Nova Contagem, famílias em situação de vulnerabilidade social têm como principal fonte de renda financeira a atividade do descasque do alho. Para essas famílias, é frequente que os seus filhos, mesmo enquanto crianças, também trabalhem para aumento da renda familiar, por meio da mesma atividade. O presente trabalho insere-se no campo da pesquisa descritiva, com abordagem qualitativa. Foram realizadas 14 entrevistas com atores envolvidos com a causa do trabalho infantil na região de Nova Contagem, sendo: 6 entrevistas com crianças; 4 com familiares e 4 com líderes comunitários. A análise dos dados se deu por meio da análise de conteúdo. Os resultados indicam que as campanhas contra o trabalho infantil existem, mas não atingem com plenitude as áreas mais necessitadas. Faltam ações de marketing social na região analisada, o que foi constatado por meio da afirmação dos entrevistados de que desconhecem campanhas governamentais que tratem da preocupação com o trabalho infantil. Identificou-se que as famílias que trabalham com o descasque do alho se mostram vulneráveis em diversos aspectos, o que inclui variáveis financeiras e de segurança. A participação de crianças e adolescentes na atividade se mostrou comum para a referida comunidade, sendo que em algumas famílias a prática passa de geração para geração. Há, ainda, famílias que relatam que a região está imersa em problemas como o tráfico de drogas. Nesse aspecto, os pais preferem seus filhos trabalhando no descasque do alho a se envolverem na criminalidade.
Palavras-chave: Marketing social. Vulnerabilidade social. Trabalho Infantil.
ABSTRACT: The objective of this research was to describe and analyze the social marketing strategies implemented in favor of the eradication of child labor, according to the perception of actors involved with the cause, in Nova Contagem, metropolitan region of Belo Horizonte, Minas Gerais. The Brazilian Statute of the Child and Adolescent (ECA), or Law 8,069, of July 13, 1990, promotes what is called integral protection, which guarantees to the child and adolescent the “peculiar condition of a person in development”, establishing the prohibition of any work to children under 16 years of age, except as apprentices from 14 years old. In the region of Nova Contagem, families in situation of social vulnerability have the garlic peeling as main source of financial income. For these families, it is often the case that their children, even as children, also work at garlic peeling to increase family income. The present work is inserted in the field of descriptive research, with a qualitative approach. A total of 14 interviews were conducted with actors involved in the cause of child labor in the region of Nova Contagem, including: 6 interviews with children; 4 with relatives; and 4 with community leaders. Data analysis was done through content analysis. The results indicate that the child labor campaigns exist, but they do not reach the population in greatest need. There is a lack of social marketing actions in the analyzed region, which was verified through the affirmation of the interviewees that they are not aware of government campaigns that address child labor. It was identified that the families that work with garlic peeling are vulnerable in several aspects, which includes financial and security variables. The participation of children and adolescents in the activity has proved to be common for this community, and in some families the practice goes from generation to generation. There are also families reporting that the region is immersed in problems such as drug trafficking. In this respect, parents prefer their children working on garlic peeling rather than involved in crime.
Keywords: Social marketing. Social vulnerability. Child labor..
Área de Concentração: ORGANIZAÇÃO E ESTRATÉGIA
Linha de Pesquisa: Estratégia Inovação e Competitividade
Banca Examinadora
Prof.ª Dr.ª Caissa Veloso e Sousa – Orientadora
Prof. Dr. Gustavo Rodrigues Cunha– Docente
Prof. Dr. José Edson Lara – Participante Externo
Prof. Dr. Jersone Tasso Moreira