Título: ESTÁGIO SUPERVISIONADO E SUA CONTRIBUIÇÃO PARA O PROCESSO FORMATIVO DOS ADMINISTRADORES EM UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR PÚBLICA
Autor: JOSE MARTINS DA SILVA
Tipo de Trabalho de Conclusão: DISSERTAÇÃO
Data da Defesa: 01/08/2015
Resumo:
Este estudo pretende analisar como o estágio supervisionado pode contribuir para o processo de formação profissional dos alunos do curso de Administração do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais – CEFET-MG. O referencial teórico contou com os seguintes tópicos: o histórico do ensino de Administração no Brasil; o estágio supervisionado e as questões teórico-legais; os agentes do estágio que fazem parte do processo de formação profissional; como o estágio supervisionado influencia nesse processo; além de questionar se há espaço para a reflexão crítica sobre a prática. Esta pesquisa é descritiva, com abordagem qualitativa. Para a coleta de dados, foram realizadas entrevistas. A técnica utilizada para a análise dos dados foi a análise de conteúdo conforme Bardin (2009). A unidade de análise refere-se ao curso de Administração do CEFET-MG, representado pelo estágio curricular supervisionado obrigatório. Os sujeitos desta pesquisa foram 11 alunos matriculados no curso de Administração do CEFET-MG, no primeiro semestre de 2015, selecionados conforme o critério de acessibilidade. Quanto aos dados demográficos, 9 dos respondentes encontram-se na faixa etária de 20 a 30 anos. Quanto ao gênero, 5 são do sexo masculino e 6, do sexo feminino. Foram consideradas três categorias de análise: a importância do estágio supervisionado na formação profissional do administrador; Teoria e prática; e Práticas e reflexões no ambiente do estágio. O resultado para a primeira categoria apontou que o estágio foi percebido por 9 dentre os 11 entrevistados como uma forma de ingresso no mercado de trabalho. A experiência de trabalho foi, por 9/11 dos respondentes, considerada válida, pois lhes ensina como se relacionar com colegas, superiores, clientes e também sobre o funcionamento da organização. Para 7/11 dos entrevistados o estágio é um dos momentos mais importantes para a formação profissional. Já os resultados relativos à segunda categoria, apontam que, para a formação profissional do futuro Administrador, o estágio supervisionado necessita estar integrado às demais disciplinas cursadas pelo aluno, além de possibilitar um momento de vivência profissional e acadêmica. A visualização dos conteúdos das disciplinas e o estágio como um momento de vivência profissional orientada foram percebidos em quase a totalidade da amostra (10/11). O estágio é capaz de propiciar ao acadêmico a realização de um diagnóstico crítico das disciplinas oferecidas pela IES segundo a visão dos sujeitos. Destacou-se, nas respostas dos entrevistados, a possibilidade de sugestão de modificações ou aprimoramento em seu processo de gestão. Para a terceira categoria, apenas 2/11 declararam que o acompanhamento pelo docente ocorreu durante todo o período do estágio. Já 5/11 dos respondentes afirmaram que esse acompanhamento ocorreu em pequena ou nenhuma parte do programa. Constatou-se a necessidade de reavaliação do exercício das atribuições da orientação relacionadas estágio supervisionado. Há a predominância de opinião sobre a contribuição do estágio na vida acadêmica e profissional, devendo esse processo estar relacionado aos propósitos da legislação que estabeleceu esta atividade como obrigatória dentro do currículo escolar.
Palavras-chave: Ensino de Administração. Estágio Supervisionado. Formação Profissional. Gestão Escolar.
Abstract:
This study aims to examine how the supervised internship can contribute to the professional formation process of students of the Administration course of the Federal Center of Technological Education of Minas Gerais – CEFET-MG. The theoretical framework included the following topics: the history of Administration education in Brazil; supervised internship and theoretical and legal issues; internship agents that are part of the professional formation process; how the supervised internship influences in this process; as well as to question whether there is room for critical reflection regarding the practice. This research is descriptive, with a qualitative approach. For data collection, interviews were conducted. The technique used for data analysis was the content analysis according to Bardin (2009). The unit of analysis refers to the Administration course of CEFET-MG, represented by mandatory curricular supervised internship. The subjects of this research were 11 students enrolled in the Administration course of CEFET-MG, in the first semester of 2015, selected according to the criteria of accessibility. As for demographic data, 9 of the respondents are in the age group of 20-30 years. As to gender, five are male and 6 female. Three categories of analysis were considered: the importance of supervised internship in the formation of professional qualification of the administrator; theory and practice; and practices and reflections in the internship environment. The result for the first category pointed out that the internship was perceived by 9 out of 11 respondents as a way to enter the labor market. Work experience was, by 9/11 of respondents considered valid because it teaches them how to relate to colleagues, superiors, customers, and also on the functioning of the organization. For 7/11 of respondents the internship is one of the most important moments for professional formation. Yet results regarding the second category, point out that, for the vocational training of the future administrator, supervised internship needs to be integrated with other subjects taken by the student, besides allowing a moment of professional and academic experience. The visualization of subject contents and the internship as a time-oriented professional experience were noticed in almost the entire sample (10/11). The internship is able to provide the academic to carry out a critical diagnosis of the subjects offered by the (HEI) according to the vision of the subjects. In answers provided by respondents, excelled the possibility of suggestions, changes or improvements in its management process. Concerning the last category, only 2/11 stated that monitoring by the teacher occurred during the full internship period. As for 5/11 of respondents affirm that this monitoring took place in little or no part of the program. It was found the need for revaluation of the exercise of the powers of guidance related to supervised internships. There is a predominance of opinion regarding the contribution of the internship in the academic and professional life, in which this process should be related to the purposes of the legislation that established this activity as a compulsory part of the school curriculum.
Keywords: Education of Administration. Supervised Internship. Professional Formation. School Management.
Área de Concentração: ORGANIZAÇÃO E ESTRATÉGIA
Linha de Pesquisa: RELAÇÕES DE PODER E DINÂMICA DAS ORGANIZAÇÕES
Projeto de Pesquisa: TÁTICAS DE SOBREVIVÊNCIA E TECNOLOGIAS EMPREENDIDAS NO COTIDIANO
Banca Examinadora
Orientador: NATHALIA DE FATIMA JOAQUIM
IRIS BARBOSA GOULART – Participante Externo
ELIANE BRAGANCA DE MATOS – Docente
BAIXAR ARQUIVO – JOSE MARTINS DA SILVA