Título: DESEMPENHO E CRIAÇÃO DE VALOR DE MERCADO: um estudo comparativo entre empresas listadas e não listadas no Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE)

Autor:  Gustavo Nicolai Curto

Tipo de Trabalho de Conclusão: DISSERTAÇÃO

Data da Defesa:  14/08/2013

Resumo: A preocupação social e ambiental vem ganhando corpo em diversos países. A desigualdade social e a conscientização da necessidade de uso inteligente dos recursos naturais têm demandado uma mudança de atitude dos gestores com a observância de conceitos como o Triple Bottom Line e a Responsabilidade Social Corporativa. No Brasil, desde 2005, empresas que adotam tais práticas têm a possibilidade de ingressar no Índice de Sustentabilidade Empresarial que se propõem a ser uma espécie de benchmark para as demais empresas e mercado, inserindo a discussão entre as teorias dos stakeholders e shareholders. Sendo assim o objetivo geral é analisar se há relação entre sustentabilidade e responsabilidade social e desempenho financeiro e geração de valor das empresas que participam do ISE desde sua implantação em comparação com outras empresas que participaram eventualmente e as que nunca fizeram parte do referido índice, observando-se o período de 2006 a 2012. Trata-se de uma pesquisa empíricoanalítica, descritiva, documental e quantitativa. Os dados foram coletados do Economática® e no sítio da BM&FBOVESPA. A amostra foi constituída de 118 empresas separadas em quatro setores econômicos: Consumo não cíclico, Financeiro e outros, Materiais básicos e Utilidade pública. Foram analisadas as variáveis distribuídas em três grupos: criação de valor, sustentabilidade e desempenho e risco. Os dados coletados foram tabulados e submetidos à análise estatística através do software livre R, versão 3.0.1. Foram empregados o coeficiente de correlação não paramétrico posto-ordem de Spearman para analisar possíveis associações entre os fatores criação de valor, sustentabilidade e desempenho e risco, além de modelo de regressão múltipla objetivando a predição da variável criação de valor pelas demais variáveis. Observou-se o nível de significância de 5% para se determinar se as associações são estatisticamente significativas. Os resultados demonstram que a resposta não parece estar fortemente associada isoladamente com qualquer dos preditores para todos os quatro setores analisados. Para os grupos compostos por empresas dos setores Consumo não cíclico e Financeiro e outros, o modelo de regressão ajustado apresentou relação positiva significativa entre sustentabilidade e criação de valor. Para os dois outros grupos, compostos por empresas dos setores Materiais básicos e Utilidade pública, não foram detectadas relações entre sustentabilidade e criação de valor.

Palavras-chave: Criação de valor. Responsabilidade Social. Sustentabilidade. Desempenho econômico-financeiro. Variáveis 7

ABSTRACT: The social and environmental concern is arising in many countries. Social inequality and awareness of the need for wise use of natural resources have demanded a change of attitude of managers with respect to concepts like the Triple Bottom Line and Corporate Social Responsibility. In Brazil, since 2005, companies that adopt such practices have the possibility of joining the Corporate Sustainability Index that purport to be something of a benchmark for other companies and the market, entering the discussion between the theories of stakeholders and shareholders. So the overall goal is to analyze whether there is a relationship between sustainability and social responsibility and financial performance and value creation of companies participating in the ISE since its implementation in comparison to other companies who participated and those who eventually were never part of this index, noting to the period 2006-2012. It is an empirical analytical research, descriptive document and quantitative. Data were collected from Economática ® and the site of the BM&FBOVESPA. The sample consisted of 118 separate companies in four economic sectors: Consumer Staples, Financial and other, Basic materials and Public utility. The variables analyzed were divided into three groups: value creation, sustainability and performance risk. The collected data were tabulated and statistically analyzed using the free software R, version 3.0.1. We used the correlation coefficient nonparametric Spearman rank – order to analyze possible associations between factors of value creation, sustainability and performance and risk, as well as multiple regression model aimed at predicting the variable value creation for other variables. It was observed significance level of 5 % to determine if associations are statistically significant. The results demonstrate that the response does not appear to be strongly associated with any isolation of the predictors for all four analyzed sectors. For groups comprising companies in the Consumer Staples, Financial and others, the adjusted regression model showed significant positive relationship between sustainability and value creation. For the other two groups, composed of companies in the basic materials and public utility, were not detected relationships between sustainability and value creation.

Keywords: Value Creation. Social Responsability. Sustainability. Financial performance. Variables

 

Área de Concentração: ORGANIZAÇÃO E ESTRATÉGIA

Linha de Pesquisa: Tecnologias de Gestão e Competitividade

 

Problema de Pesquisa: O fato de uma empresa integrar o ISE (Índice de Sustentabilidade Empresarial) propicia a ela desempenho econômico-financeiro superior e, consequentemente, maior criação de valor em comparação às demais empresas da BM&FBOVESPA?

 

Banca Examinadora

Prof.Dr.  Wendel Alex Castro Silva

Prof. Dr. Gustavo Rodrigues Cunha – Docente

Prof. Dr. José Edson Lara – Participante Externo

 

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