MITO E SIMBOLISMO: a sedução em jovens da área de tecnologia da informação de Minas Gerais

Mestrando(a): LEONARDO ANDRADE MOTTA DE LIMA

Orientador(a): Prof. Dr. Gustavo Rodrigues Cunha

O Brasil possui, em 2014, pouco menos de 600 mil investidores no mercado de ações, ou seja, 0,3% de sua população, enquanto outros países da América Latina como, por exemplo, o Chile, possui 3,8% de sua população investindo no mercado de ações. Mas esse número já foi ainda menor e chegou a crescer 629% entre os anos de 2002 e 2008, saltando de 85 mil para mais de 530 mil investidores, tendo seu crescimento estacionado no ano da crise econômica de 2008 iniciada nos Estados Unidos. O objetivo geral do presente trabalho consiste em analisar e descrever a confiança de investidores potenciais em relação a investimentos no mercado de ações brasileiro tendo em vista as instituições, a regulamentação e as informações pertinentes a este ambiente. Foram abordados no referencial teórico temas que tratam as decisões de investimento, as perspectivas sociológicas de finanças, a confiança, a regulamentação e a governança corporativa no mercado de capitais e os estudos empíricos relacionados à confiança no mercado de ações. O estudo é classificado como descritivo, com abordagem quantitativa e utiliza como método uma survey por meio de um questionário de múltipla escolha. A unidade de análise escolhida para esta pesquisa são os investidores potenciais no mercado de ações brasileiro, para isso foi definida uma amostra não probabilística por conveniência que obteve um número de 189 questionários respondidos. Os dados foram tratados e analisados buscando investigar a confiança do investidor potencial na estrutura regulatória e em decisões de investimento do mercado de ações brasileiro e a correlação entre variáveis demográficas e as dimensões de confiança em decisões de investimento no mercado de ações, sendo elas: informação, awareness, agentes intermediários, estrutura regulatória e investimentos em renda variável. O resultado revelou um baixo índice de confiança em todas as dimensões relacionadas ao tema (informação, awareness, agentes intermediários, estrutura regulatória e investimentos em renda variável), principalmente no que diz respeito à estrutura regulatória.

Palavras-chave: Mercado de ações. Decisões de investimento. Confiança

BANCA EXAMINADORA:

Prof. Dr. Gustavo Rodrigues Cunha

ORIENTADOR (Faculdade Novos Horizontes)

Prof. Dr. Luciano Pereira Zille

Faculdade Novos Horizontes

Prof. Dr. Anderson de Souza Santana

FDC/PUC Minas
Linha de Pesquisa: TECNOLOGIAS DE GESTÃO E COMPETITIVIDADE

Área de concentração: Organização e estratégia

LEONARDO ANDRADE MOTTA DE LIMA