Autor:  Anna Sophia Candioto Pereira

Data da Defesa:  15/03/2017

RESUMO: O objetivo deste estudo de caso é analisar as contribuições do processo de recrutamento e seleção para a retenção de profissionais de saúde que ingressaram no Programa de Residência Multiprofissional (PRM) de um hospital-escola, em Belo Horizonte/MG. Trata-se de uma pesquisa exploratória e descritiva, cuja abordagem é qualitativa e de campo. As formações de nível superior escolhidas como objeto de pesquisa foram: enfermagem, nutrição, farmácia e psicologia, e o eixo: intensivismo. Modelos de seleção já são praticados, mas, aparentemente, não existe produção científica em âmbito nacional que analise se as metodologias utilizadas nesses processos seletivos são assertivas e, ao mesmo tempo, se retêm o profissional em um programa de formação em saúde. A coleta de dados se deu por meio de entrevistas em profundidade com 13 profissionais sendo 5 coordenadores e 8 residentes egressos que concluíram o programa. Os resultados apresentados mostraram que o PRM é um programa importante, prepara para o mercado de trabalho e garante qualidade de atendimento à população. Por se tratar de um programa mantido com recursos públicos necessita de práticas de seleção isentas, criteriosas e ajustadas à necessidade da instituição. No quesito eficácia do processo de seleção constatou-se que ele segue ritos legais, devido a obrigatoriedade e para tanto precede de metodologias de seleção que poderiam aprovar candidatos com perfil mais adequado, considerando o ambiente laboral em que serão inseridos. Ao seguir exigências legais o processo busca imparcialidade, porém isso não garante a retenção. Sendo assim, o processo criva em primeira instância o conhecimento teórico e em segundo plano a experiência acadêmica por meio da avaliação curricular, que pode seguir critérios que ajudem a mitigar possíveis falhas cometidas na avaliação objetiva. Trata-se de um resultado que não pode ser generalizado para todos os demais hospitais que adotam o PRM, tendo em vista que cada hospital foca em um tipo específico de residência.

Palavras-chave: Seleção. Recrutamento. Retenção. Residência Multiprofissional. Saúde Pública.

ABSTRACT: The purpose of this case study is to analyze the contributions of the recruitment and selection process for the retention of health professionals who entered the Multiprofessional Residency Program (MRP) of a school hospital in Belo Horizonte, MG. It is an exploratory and descritive research, whose approach is qualitative and field. The top-level formations chosen as research object were nursing, nutrition, pharmacy and psychology, and the axis: intensivism. Selection models are already practiced, but aparently there is no scientific production at the national level that analyzes whether the methodologies used in these selective processes are assertive and, at the same time, the professional is retained in a health-training program. The data collection was done through in-depth interviews with 13 professionals, 5 coordinators and 8 graduates who completed the program. The results presented showed that MRP is an important program, prepares for the market and guarantees quality of service to the population. Because it is an important program and maintained with public resources, it needs selection practices that are free, judicious and adjusted to the needs of the institution. Regarding the efficacy of the selection process, it was observed that he follows legal rites, due to the obligatoriness and precedence of selection methodologies that could approve candidates with a more adequate profile, considering the work environment in which they will be inserted. By following legal requirements, the process seeks impartiality, but this does not guarantee retention. Thus, the process creates in the first instance the theoretical knowledge and secondarily the academic experience through curricular evaluation, which can follow criteria that help to mitigate possible failures in objective evaluation. This result can’t be generalized to all other hospitals that adopt the PRM, since each hospital focuses on a specific type of residence.

Keywords: Selection. Recruitment. Retention. Multiprofessional Residence. Public Health.

Linha de Pesquisa: Relações de Poder e Dinâmica das Organizações

Problema de Pesquisa:  “qual a contribuição do processo de recrutamento e seleção para a retenção de residentes no Programa de Residência Multiprofissional da Santa Casa BH?”

Prof. Dr. Antonio Luiz Marques – Orientador

Prof.ª Dr.ª Eliane Bragança de Matos – Docente