Autor:  Aline Alves de Oliveira

Tipo de Trabalho de Conclusão: DISSERTAÇÃO

Data da Defesa:  13/11/2018

Resumo: Este artigo é um estudo de caso, realizado junto ao Centro Federal de Educação tecnológico de Minas Gerais, e tem como objetivo identificar e descrever os vínculos estabelecidos na percepção dos servidores técnico-administrativos em educação da Diretoria de Planejamento e Gestão e docentes efetivos que atuam no campus I, com base na tipologia de Kramer e Faria (2007). Desenvolveu-se uma pesquisa descritiva e interpretativa com abordagem qualitativa. Foi utilizada como instrumento de coleta de dados, entrevista semiestruturada. Os onze elementos constitutivos dos vínculos organizacionais discutidos neste estudo foram: identificação com a organização, sentimento de pertença, cooperação nas atividades, participação nas decisões, criação de inimigos, idealização da organização, reconhecimento e valorização dos indivíduos, solidariedade, integração entre os membros, crescimento e desenvolvimento pessoal e profissional e autonomia. A partir dos depoimentos dos entrevistados emergiram percepções sobre os aspectos inerentes a cada um dos elementos, podendo-se inferir que a instituição representa muito na vida dos indivíduos que lá estão, pelo sentimento de admiração com a organização, o orgulho de pertencer, a idealização da organização reconhecendo que o CEFET-MG é uma excelente instituição para trabalhar, a participação nas decisões, preparação para o trabalho, integração dentro do próprio setor e autonomia para definir seu trabalho, demonstrados pelos sujeitos desta pesquisa. Destacam fragilidade os aspectos motivação, reconhecimento e valorização dos indivíduos, cooperação e integração entre setores e preparação para o trabalho.

Palavras-chaves: Vínculo. Vinculo organizacional. Servidores público. Docentes.

ABSTRACT: This article is a case study, carried out with the Federal Center of Technological Education of Minas Gerais, and aims to identify and describe the established links in the perception of technical-administrative servants in education of the Planning and Management Department and effective teachers who work on campus I, based on the typology of Kramer and Faria (2007). A descriptive and interpretative research with a qualitative approach was developed. It was used as instrument of data collection, semi-structured interview. The eleven constitutive elements of the organizational ties discussed in this study were: identification with the organization, feeling of belonging, cooperation in activities, participation in decisions, creation of enemies, idealization of the organization, recognition and appreciation of individuals, solidarity, growth and personal and professional development and autonomy. From the interviewees’ testimonies emerged perceptions about the inherent aspects of each of the elements, it can be inferred that the institution represents a lot in the lives of the individuals that are there, by the feeling of admiration with the organization, the pride of belonging, the idealization of the organization recognizing that CEFET-MG is an excellent institution to work with, participation in decisions, preparation for work, integration within the sector itself and autonomy to define its work, demonstrated by the subjects of this research. Emphasis on the aspects of motivation, recognition and valorization of individuals, cooperation and integration among sectors and preparation for work

Keywords: Bond. Organizational bonds. Civil servants. Faculty Members.

Área de Concentração: ORGANIZAÇÃO E ESTRATÉGIA            

Linha de Pesquisa: Relações de Poder e Dinâmica das Organizações

Banca Examinadora

Prof. Dr. Luiz Carlos Honório – Orientador

Prof. Dr. Fernando Coutinho Garcia – Docente

Profª. Drª. Lilian Bambirra de Assis – Participante Externo

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