Mestrando(a): IONARA HOURY HEIZER

Orientador(a): FERNANDO COUTINHO GARCIA

Diversos estudos confirmam a importância do comprometimento do indivíduo com a organização. Este trabalho aborda o comprometimento organizacional a partir de uma nova medida de atitudes e comportamentos, validada por Menezes (2006) e replicada por Moreira (2007), a Escala de Intenções Comportamentais de Comprometimento Organizacional (EICCO), que difere das medidas clássicas, pois se baseia em intenções comportamentais. A pesquisa aqui apresentada abrange um universo de 124 pessoas, com dados coletados por meio de questionários, dos quais 47 devidamente preenchidos e devolvidos. Foram analisadas as intensidades do comprometimento do indivíduo com a organização e a justificativa das decisões tomadas, considerando o peso das bases afetivas e instrumentais. Caracterizou-se, dessa forma, um enfoque multidimensional do comprometimento. A pesquisa foi realizada em uma empresa do ramo de informática, localizada em Belo Horizonte, denominada aqui de Empresa X S.A. De forma geral, os resultados indicaram que os funcionários da empresa pesquisada apresentam alta intensidade de comprometimento. Esse comportamento não foi verificado nos fatores: Permanência, referente ao vínculo com a empresa em situações que envolvem outras propostas de trabalho; Empenho, referente à restrição de benefícios e tarefas que se distanciam dos interesses profissionais e; Defesa, que apresentou um item com tendência a baixo comprometimento, referente à defesa de críticas de colegas de trabalho sobre a empresa. Portanto, a pesquisa apontou tendência a grande comprometimento organizacional, exceto em situações que afetam diretamente a questão financeira e interesse profissional. As dimensões nas quais os funcionários apresentaram maior comprometimento organizacional, são em ordem de importância: Participação, Defesa, Desempenho, Empenho e Permanência. Em todos os fatores, a média do elemento afetivo e do instrumental indicou uma tendência de que ambos os elementos têm importância na escolha do entrevistado. Além disso, observou-se que o motivo da escolha para o fator ?Defesa? tem maior peso no elemento afetivo. Já nos fatores ?Permanência?, ?Desempenho? e ?Empenho? o peso do elemento instrumental foi maior. No fator ?Participação? as médias foram praticamente iguais nos dois elementos. Os resultados obtidos foram analisados com base na teoria e possibilitaram contribuir para a ampliação da validação da EICCO e o aprimoramento nos estudos de comprometimento.

Orientador(a): FERNANDO COUTINHO GARCIA

Luiz Carlos Honório e Adriane Vieira