Autor: MARTA MARIA DOS SANTOS MORAIS

Tipo de Trabalho de Conclusão: DISSERTAÇÃO

Data da Defesa:  16/08/2011

RESUMO O objetivo desta pesquisa foi descrever e analisar como se encontram configuradas as variáveis de comprometimento organizacional entre os docentes, efetivos e substitutos do CEFET-MG. Seu referencial teórico abordou uma evolução conceitual do comprometimento organizacional, os enfoques de análise, o modelo tridimensional e estudos mais recentes realizados no Brasil em instituições públicas e com professores de instituições públicas e privadas, dado o contexto a que esta pesquisa se dedicou. A pesquisa empírica foi caracterizada como de campo de caráter descritivo, nos moldes de um estudo de caso, utilizando as abordagens quantitativas e qualitativas, o que caracteriza uma triangulação entre métodos. Os participantes da pesquisa foram docentes do campus I CEFET-MG, unidade localizada em Belo Horizonte (MG). Foram estudadas e coletadas informações referentes aos protocolos internos e realizada uma análise documental para possibilitar a identificação do caso. Os dados primários foram coletados por meio de 77 questionários, cuja análise se pautou em estatística uni e bivariada e análise de conteúdo para as questões abertas, sendo este o mesmo procedimento para os dados oriundos das 10 entrevistas realizadas na segunda fase da pesquisa. Na análise da primeira fase da pesquisa, pode-se constatar que os respondentes apresentaram uma predominância para a dimensão afetiva do comprometimento organizacional, seguido da calculativa; a normativa praticamente não foi observada. Com os testes bivariados, foram constatadas diferenças entre grupos da amostra (faixa etária, tipo de vínculo, carga horária semanal e tempo de trabalho como docente), principalmente no que tange ao comprometimento calculativo. Os testes de correlação apresentaram movimentos semelhantes, sendo também apuradas correlações entre as dimensões do modelo. Ao analisar a percepção dos entrevistados quanto aos aspectos das dimensões do comprometimento, o enfoque calculativo assume destaque junto ao afetivo que parecem caminhar juntos, de modo interdependente, pois o gosto pelo trabalho e pela Instituição dependem dos retornos que eles oferecem ao indivíduo que o realiza. Notou-se que as atitudes dos professores substitutos são diferenciadas dos professores efetivos, sendo que a lógica do substituto é semelhante ao professor da iniciativa privada, porém mais explícita, pois ele sabe quando vai acabar o seu contrato. O vínculo explicitado pelos docentes efetivos com a organização foi expresso com forte intensidade, em que o indivíduo se personaliza com a organização ao ponto de, às vezes, afirmar que não consegue viver sem ela, por questões de envolvimentos afetivos e de continuidade, tendo em vista o acesso a benefícios e os empenhos e investimentos que o sujeito já depositou na Instituição; assim, ele não se vê desconectado a Instituição CEFET[1]MG, o que sugere a realização de estudos mais aprofundados sobre identidade do servidor público e identidade do professor, dadas as relações de afetividade externalizadas. Questões como estabilidade não foram tão mencionadas como em outros estudos acessados. Após listar as limitações observadas na pesquisa, alinharam-se outras sugestões para investigações futuras para a Instituição e para os professores abordados.

Palavras-chave: Comprometimento organizacional. Docentes. Instituição pública de ensino superior.

ABSTRACT This study aims to describe and analyze how the variables of organizational commitment among teachers, effective and substitutes, of CEFET-MG are configured. Its theoretic referencial approaches a conceptual evolution of the organizational commitment, the focus on analysis, the three-dimensional model, and the most recent studies done in Brazil in public institutions and with teachers of public and private institutions, given the context in that this research is devoted. The empirical research has been characterized as a field research of a descriptive nature, along the lines of a case study, using quantitative and qualitative approaches, which features a triangulation among methods. The subjects were teachers on campus I CEFET-MG, a unit located in Belo Horizonte (MG). We studied and collected information relating to internal protocols and performed an analysis of documents to enable the identification of the case. Primary data were collected through 77 questionnaires, whose analysis was thus based on univariate and bivariate statistical and content analysis to the open questions, which is the same procedure to data from the 10 interviews conducted during the second phase of the research. In the analysis of the first phase of the research it can be seen that the respondents showed a predominance of the affective dimension of organizational commitment, followed by the calculated; the normative was hardly observed. With the bivariate tests, differences were found among groups in the sample (age, type of contract, weekly working hours and working time as a teacher), especially regarding to the calculated commitment. The correlation tests showed similar movements, and it was also found out correlations among the dimensions of the model. By analyzing the perception of the persons who gave the interview regarding the aspects of the dimensions of commitment, the calculated focus assumes emphasis with the affective seeming to move together, in order interdependent, because the taste for work and the institution depends on the returns they offer to the individual who does it. It was noted that the attitudes of substitute teachers and effective teachers are differentiated, considering that the logic of the substitute teacher is similar to that from the private institution teacher, but more explicit, because s/he knows when tis contract will finish. The explicit link of the efective teachers with the organization was expressed with strong intensity, in which the individual customizes with the organization to the point of sometimes to assert not to live without it, for reasons of emotional involvement and continuity, in view of the access to benefits and commitments and investments that the subject has already deposited in the institution, so s/he does not see her/himself disconnected from the institution CEFET[1]MG, which suggests the completion of further studies about the public server’s identity and the identity of the teacher, given the affective relationship externalized. Issues such as stability was not as mentioned as in other studies accessed. After listing the limitations found in the research, other suggestions were lined up for future research, addressed to the institution and to the involved teachers.

Keywords: Organizational commitment. Teachers. Public institution of higher education.

Área de Concentração: ORGANIZAÇÃO E ESTRATÉGIA

Linha de Pesquisa: Relações de Poder e Dinâmica das Organizações

Banca Examinadora

Prof.a Dr.a Kely César Martins de Paiva– Orientadora

Prof. Dr. Luiz Carlos Honório – Docente

Prof.a Dr.a Iris Barbosa Goulart – Participante externo

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