Autor: LETÍCIA MARIA DE LACERDA MOREIRA PENA

Data da Defesa:  12/08/2009

RESUMO Esta pesquisa tem por objetivo caracterizar os tipos e graus de comprometimento dos enfermeiros de um hospital privado de Belo Horizonte. Para isso, foi realizado um estudo de caso no Hospital Florence no primeiro semestre de 2009. A triangulação dos dados foi configurada por uma coleta de dados quantitativos, a partir da Escala de Bases do Comprometimento – EBACO; coleta de dados qualitativos, a partir de entrevistas com o superintendente e a gerente assistencial do Hospital e, por meio da observação direta não-participante realizada por esta pesquisadora e uma estudante previamente treinada. Foram efetivadas duas coletas de dados com aplicação do mesmo instrumento. No momento da primeira coleta, a equipe era composta por 49 enfermeiros, sendo que 40 responderam ao questionário, o que corresponde a 82% da população. No entanto, na semana seguinte ao término da coleta, iniciou-se um processo de redução de quadro da equipe, motivado por alteração das jornadas para atender a demanda de redução de custos fixos. Assim, a equipe passou a ser composta por 42 enfermeiros. Optou-se, então, apesar de não ser objetivo inicial desta pesquisa, por repetir a coleta ao novo grupo, visando identificar possível alteração no comprometimento e perfil da equipe, bem como possibilitar a validação interna dos dados. Nessa coleta, 36 enfermeiros responderam ao questionário, o que corresponde a 86% da população. Os resultados revelaram as diferenças entre o comprometimento dos enfermeiros nos dois momentos: antes e após o processo de redução de quadro. Apenas uma das bases sofreu alterações significativas, impactando a mudança do grau de comprometimento. No que se refere ao cruzamento de variáveis dependentes (sete bases do comprometimento: afetiva, obrigação em permanecer, obrigação pelo desempenho, afiliativa, falta de recompensas e oportunidades, linha consistente de atividade e escassez de alternativas) e independentes (tempo no hospital, idade, estado civil, trabalha em outro hospital, renda mensal, turno de trabalho e se tem pós[1]graduação), foi possível observar se as características dos enfermeiros do Hospital interferem no comprometimento deles com a organização, especificamente em cada uma das sete bases, de acordo com a EBACO. Apresenta-se como contribuição desta pesquisa a abordagem do tema comprometimento organizacional especificamente para a equipe de enfermeiros, tema muito carente na bibliografia especializada. Além disso, a comparação entre o grau de comprometimento em dois momentos, antes e imediatamente após um processo de redução de quadro, também configura-se como contribuição acadêmica não encontrada até o momento na literatura. Por ter se tratado de um estudo de caso, pode fornecer informações de grande importância ao hospital pesquisado no que se refere ao diagnóstico do comprometimento de parte de sua equipe.

Palavras-chave: Comprometimento organizacional. Enfermeiros. Hospital.

ABSTRACT The objective of this research is to characterize the kinds and degrees of commitment of nurses in a private hospital in Belo Horizonte. For that reason, a case study was performed during the first semester of 2009 at The Florence Hospital. The data triangulation was configured by a quantitative data collection, using the Scale of Organizational Commitment Bases – EBACO; a qualitative data collection, using the interviews with the Hospital‟s Chief Officer and Assistencial Manager; and through direct non-participative observation, performed by this researcher and a previously prepared student. Two data collections were performed with the application of the same instrument. At the first collection‟s moment, the team was formed by 49 nurses, from which 40 responded to the questionnaire, meaning 82% of the population. However, as the collection came to an end on the following week, a staff board reduction process started, induced by a work shift change in order to attend to the demand for fixed costs reduction. Thereby, the team turned out to be formed by 42 nurses. The option taken, even not being the research‟s main objective, was to re-perform the data collection on the new group, with the aim at identifying possible commitment and group profile changes, as well as permitting internal data validation. On this collection, 36 nurses responded to the questionnaire, meaning 86% of the population. The results revealed nurse‟s commitment discrepancies in both moments: before and after the staff board reduction process. Just one of the bases went through significant changes, which impacted the difference in the commitment degree. In what concerns the dependent variables crossing (seven commitment bases: affective, obligation to remain, obligation for performance, affiliative, lack of reward and opportunities, consistent line of activities and lack of alternatives) and the independent ones (time in hospital, age, marital status, if he/she works in another hospital, monthly wage, work shift and whether he/she is a post graduate), it was possible to observe if the hospital‟s nurse‟s characteristics have an impact on their commitment towards the organization, more specifically on each of the seven commitment bases, according to EBACO. The approach to the subject, organizational commitment focused on the team of nurses is presented as a contribution for this research, which is a very deprived subject in specialized biography. What is more, the comparison between the commitment degrees in two different moments: before and right after a staff board reduction process also performs academic contribution, not found in any biography. As a case study, it was able to feed the studied hospital with very valuable information concerning its team commitment diagnosis.

Key-words: Organizational Commitment. Nurses. Hospital.

Linha de Pesquisa: Tecnologias de Gestão e Competitividade

Prof.ª Dr.ª Marília Novais da Mata Machado – Orientadora