Autor: RAQUEL FERREIRA ROQUETE

Tipo de Trabalho de Conclusão: DISSERTAÇÃO

Data da Defesa:  03/08/2009

RESUMO O objetivo deste estudo foi analisar como são desenvolvidas as competências profissionais de professores-arquitetos do corpo docente do Curso de Arquitetura de três universidades mineiras, na percepção deles próprios. Com esse fim, foi realizada uma revisão da literatura acerca dos principais conceitos de competência e sua gestão, voltada para o exercício da profissão de arquiteto e para a profissão docente, especificamente, além de uma caracterização da profissão de arquiteto. O modelo de competência profissional de Paiva (2007) foi adotado para pautar a análise, em função de sua adequação ao objetivo. Formado pela reunião de competências compostas por saberes variados, o conceito de competência profissional utilizado no modelo integra as competências cognitivas/conhecimento, funcionais, comportamentais/pessoais, éticas/valores e políticas. Já a pesquisa empírica, descritiva e essencialmente qualitativa, foi realizada com dezesseis professores-arquitetos, sendo nove da PUC-MG, quatro da Universidade FUMEC e três da UFMG, os quais participaram de entrevistas com roteiro semi estruturado, cujos dados foram analisados à luz da técnica de análise de conteúdo. Após uma breve apresentação das universidades e de seus cursos de arquitetura abordados indiretamente neste estudo, os sujeitos entrevistados foram caracterizados em termos de dados demográficos e funcionais. Ao identificar as competências dos professores universitários como docentes e arquitetos, pode-se perceber como central, na competência profissional, a competência cognitiva/conhecimento, seguida da competência funcional e dos demais componentes: as competências comportamentais ou pessoais, as éticas e as políticas. É importante frisar a interconexão entre elas quando da caracterização do trabalho do arquiteto e do ser docente. Em relação aos professores-arquitetos conhecerem, compreenderem, absorverem e responderem às exigências prescritas em resoluções e decorrências da LDB/96, a maioria desconhece a legislação. No que se refere às políticas de gestão de pessoas empreendidas pela IES no sentido do desenvolvimento das competências docentes, o resultado foi instigante, pois poucos deles utilizam tais políticas de forma plena, indicando brechas cujas origens não foram esclarecidas. Quanto ao último objetivo específico, referente às políticas empreendidas por instituições de interesse coletivo (CREA-MG, SINARQ-MG, SINPRO-MG) e as relações destas com os sujeitos abordados, deve-se salientar que apenas o SINPRO-MG deteve uma maioria de posicionamentos positivos, sendo que, em termos de contribuições efetivas para o desenvolvimento de competências profissionais dos docentes, nenhuma delas parecer ser atuante. Note-se que as questões relativas ao altruísmo e ao gosto pela profissão tiveram destaque nas falas dos entrevistados. Diante de limitações percebidas no estudo, sugestões para investigações futuras foram listadas. Por fim, convém observar que a pesquisa realizada contribuiu para uma reflexão dos próprios sujeitos abordados, já que alguns deles perceberam, ao longo das entrevistas, que são participantes de um sistema bem mais amplo e que, muitas vezes movidos por seus próprios interesses, desconsideram os da coletividade da qual fazem parte, contribuindo pouco, ou mesmo negativamente, para a formação, o desenvolvimento e o reconhecimento de suas competências no âmbito das profissões que exercem.

Palavras-chave: Competências profissionais. Professor. Docência. Arquiteto Arquitetura.

ABSTRACT The objective of this study was to analyze how the professional competences of professor-architects of the teacher’s team of the Architecture Course of three Minas Gerais’ universities are developed, in their own perception. A literature review concerning the main concepts of competences and its management, directed toward the professional scope and the teaching profession was made, specifically, by a characterization of the architect profession. The Paiva model (2007) was adopted to fulfill the analysis, thanks to its adequacy to the objective. Formed by the gathering of competences composed by various areas of knowledge, the professional competence concept used in the model integrates competences such as cognitive/knowledge, functional, behavioral/personal, ethic/values and political. The empirical, descriptive and essentially qualitative research was carried through with sixteen professor-architects, being nine from PUC-MG, four from University FUMEC and three from UFMG, which had participated in interviews with a semi-structuralized script, whose data were analyzed using the content analysis technique. After a brief description of the universities, and its architecture courses, from an indirect point of view in this study, the interviewed subjects were characterized in terms of demographic and functional data. When identifying the competences of the university professors while professors and architects, one can perceive, as main, in the professional competence, the cognitive competence/knowledge, followed by the functional competence and other component, namely the behavior or personal competences, the ethic and the politic. It is important to emphasize the interconnection between them when characterizing the work of the architect and of the teacher. As for the professor-architects to know, to understand, to absorb and to answer to the prescribed requirements in resolutions and results of the LDB/96, the majority is unaware of the legislation. As for the human resources management policy undertaken by the IES, in the direction of the development of the teaching competences, the result was presented as relatively positive, as only a few of them use such policies in its full form, indicating breaches whose origins had not been clarified. As for the last specific objective considered at the beginning of this study, referring to the policies undertaken by institutions of collective interest (CREA-MG, SINARQ-MG, SINPRO-MG) and its relations with the approached subjects, it must be stressed that only the SINPRO-MG withheld a majority of positive positioning, being that, in terms of effective contributions for the development of professional competences of the professors, none of them seem to be operative. Note that the questions on altruism and on the liking for the profession had prominence in the interviewed speech. Facing the limitations perceived in the study, suggestions for future investigations had been listed. Finally, it must be observed that, perhaps, the major contribution of this research has been to provide the approached subjects an opportunity for reflection, as some of them perceived throughout the interviews that they are participants of a larger system and that, many times moved by their own interests, disregarding the ones of the collectivity which they are part of, contributing little, or even negatively, to the formation, the development and the recognition of the competences in the professional scope that they exert.

Keywords: Professional competences. Teacher. Teaching . Architect. Architecture

Área de Concentração: ORGANIZAÇÃO E ESTRATÉGIA

Linha de Pesquisa: Tecnologias de Gestão e Competitividade

Banca Examinadora

Prof.ª Dr.ª Kely Cesar Martins de Paiva– Orientadora

Prof. Dr. Diogo Henrique Helal – Participante externo

Prof.ª Dr.ª Marlene Catarina de Oliveira Lopes Melo – Participante externo

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