Autor: ROGÉRIO SANTOS BRANT
Tipo de Trabalho de Conclusão: DISSERTAÇÃO
Data da Defesa: 31/07/2012
RESUMO Observa-se, no atual contexto da educação brasileira, as diversas formas de Educação à Distância (EAD), que pode ser vista como uma mola propulsora com o principal intuito de proporcionar o ensino superior aos indivíduos que não têm acesso à Educação presencial. Um dos fatores que influenciam diretamente o crescimento da EAD no Brasil pode ser atribuído às Universidades públicas que, em sua maioria, encontram-se localizadas em grandes centros e, assim, não absorvem a demanda de indivíduos que buscam qualificação profissional e acadêmica, muitas vezes, oriundos de regiões menos privilegiadas no que concerne à oferta de cursos. O presente trabalho teve o objetivo de analisar como se configuram e são geridas as competências profissionais de docentes do curso do programa de Administração Pública do Cead/Unimontes. A pesquisa realizada adotou a abordagem descritiva e qualitativa, na qual foi utilizado o método de estudo de caso, sendo os dados tratados pela técnica de análise de conteúdo. Foram investigadas as percepções de dois grupos, o dos professores e o dos coordenadores que trabalham no curso de Administração à Distância. De acordo com os professores entrevistados, percebe-se que as competências são de grande importância e as que mais se destacaram foram: visão sistêmica, relacionamento interpessoal, habilidade de análise, conhecimento do mercado e suas conjunturas, embasamento teórico, procura de qualificação constante e oferecimento de feedback. Quanto às percepções dos coordenadores, nota-se que os resultados são o conjunto das competências: acompanhamento dos alunos, interação com a equipe de EAD para trocas de experiências, que contemplam a competência funcional e a competência comportamental. O que se observou é que se busca, cada vez mais, a expansão da EAD e o aperfeiçoamento dos profissionais envolvidos no processo ensino[1]aprendizagem desse cenário. Vislumbra-se, assim, a necessidade constante do aprimoramento das competências dos docentes que atuam diretamente na Educação à Distância. Na EAD, as competências podem ser entendidas como conhecimentos, habilidades e atitudes das pessoas envolvidas no processo ensino[1]aprendizagem que são desenvolvidas em uma nova modalidade de ensino, na qual o perfil do aluno também é diferenciado, o que exige dos docentes outras competências que não se aplicam ao modelo de ensino tradicional. Dessa forma, toda competência encontra-se fundamentalmente ligada a uma prática social determinada e a todas as práticas, incluindo as profissionais. Constata-se, assim, que os docentes em EAD devem estar aptos e bem capacitados para poderem atuar na modalidade à distância.
Palavras-chave: Administração Pública, Educação à Distância, Competência, Docentes.
ABSTRACT In the current context of Brazilian education distance education diversification may be observed and can be seen as a springboard for the main purpose of creating opportunities to individuals who have no access to physically present higher education. One of the factors that influence directly the growth of distance learning in Brazil may be the fact that public universities are mostly located in major centers. Thus, they do not absorb the demand for individuals seeking professional and academic qualification that often belong to less privileged regions concerning course offers. This present work aimed to analyze the characteristics and the management of the professors’ professional competence of the Business Administration course from the Public Administration of CEAD, at Unimontes (State University of Minas Gerais) program. This research adopted a descriptive and qualitative approach with the method of case study and the data were treated by the technique of content analysis. Are investigated the perceptions of two groups, teachers and coordinators working in the distance education course of Business Administration. According to the interviewed teachers one could notice that competences have great importance. The competences which stood out were the systemic view, interpersonal relationship, analytical competency, market knowledge and its situations, theoretical basis, constantly seeking qualified and feedback giving. Concerning the coordinators’ perceptions one could notice that the results are sets of competences: monitoring students, interaction with the Distance Education staff in the experience exchange including the functional and behavioral competence. This research is justified by the lack of research focusing on Distance Education and few professionals are able to approach this theme once it is a new modality of education. One could observe that distance education is increasing and training of professionals involved in the teaching-learning process in this scenario is in demand. There is a constant need to improve the competence of teachers who work directly in this modality. In Distance Education, competence can be understood as knowledge, abilities and attitudes of those involved in the teaching and learning process. The professional specializes in a new way of teaching where the student’s profile is different, requiring other skills distinct from the traditional education model. Thus, all kinds of competences are fundamentally linked to a particular social practice and to all practices, including the professional one. It appears, therefore, that teachers in Distance Education must be capable and well trained in order to work in the Distance Education modality.
Key words: Public Administration, Competence, Distance Education, Teachers.
Área de Concentração: ORGANIZAÇÃO E ESTRATÉGIA
Linha de Pesquisa: Relações de Poder e Dinâmica das Organizações
Banca Examinadora
Prof.ª Dr.ª Talita Ribeiro da Luz – Orientadora
Prof.ª Dr.ª Aleixina Maria Lopes Andalécio – Docente
Prof. Dr. José Ricardo Costa de Mendonça – Participante externo
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