Mestrando(a): MAGNO LUIZ COELHO DE MOURA

Orientador(a): LUIZ CARLOS HONORIO

Este trabalho busca analisar em que grau as características e as estratégias de marketing de exportação influenciam o desempenho exportador de empresas mineiras de manufaturados. O modelo que sustentou a pesquisa sugeria que o desempenho exportador era influenciado por determinados elementos das estratégias de marketing internacional e por algumas características específicas da firma, como comprometimento e experiência internacional. A coleta de dados foi realizada de maneira quantitativa, mediante um levantamento do tipo survey, de natureza descritiva e explicativa, realizado com executivos e profissionais diretamente envolvidos com negócios internacionais. A amostra da pesquisa foi composta de 50 empresas exportadoras mineiras do setor de manufatura classificadas em uma base de dados da Confederação Nacional da Indústria, denominada Catálogo de Exportadores Brasileiros. A análise dos dados envolveu a utilização de técnicas estatísticas descritivas e de associação univariada e multivariada. Utilizou-se um modelo de regressão múltipla para avaliar a influência desses fatores e dos demais que designavam as características internas (firma e produto) e externas (setor e mercado) sobre as estratégias de marketing internacional, e destas sobre o desempenho exportador da firma. O desempenho exportador também é influenciado pelas características da firma. Foram obtidas quatro principais conclusões. Primeira: as empresas mineiras possuem maior orientação em relação ao planejamento das operações de exportação do que em relação ao comprometimento de recursos em mercados internacionais. Segunda: a maioria das empresas pesquisadas comercializa produtos de consumo e dá grande importância à exclusividade dos produtos. Terceira: o setor de atuação das empresas participantes da pesquisa apresenta intensividade tecnológica média, tendendo à baixa. Quarta: as empresas participantes da pesquisa reconhecem o alto nível de exigência a que estão expostas ao competirem internacionalmente.

Orientador(a): LUIZ CARLOS HONORIO

Professores Drs. da Banca:

Cristiana Fernandes De Muÿlder, Wanderley Ramalho e Angela França Versiani

Mestrando(a): MAGNO LUIZ COELHO DE MOURA

Linha de Pesquisa: Tecnologia de gestão e competitividade

:: baixar arquivo