Mestrando(a): ANTONIO CEZAR CHAVES

Orientador(a): JUVÊNCIO BRAGA DE LIMA

O objetivo deste trabalho é estudar o processo de aprendizagem organizacional dentro de uma instituição pública brasileira, no caso o CEFET-MG, a fim de verificar a visão dos servidores em relação às ações da direção, além das características institucionais próprias da organização e as experiências pessoais dos servidores. Os dados foram coletados no Campus I, localizado em Belo Horizonte – MG. A pesquisa foi descritiva, com levantamento de dados quantitativos e qualitativos. Um questionário foi adaptado do conteúdo do artigo ?Mensuração em Aprendizagem Organizacional: Adaptação de uma Escala para o Contexto Brasileiro? (SOUZA e TREZ, 2006). Foram aplicados questionários a 122 servidores, entre docentes e técnicos administrativos. Após a coleta dos dados quantitativos foram feitas entrevistas semiestruturadas com alguns servidores. A análise dos dados quantitativos foi feita através de estatísticas univariadas e bivariadas. A observação dos processos de gestão do CEFET revela alta concentração de respondentes que apresentam um elevado grau de concordância no que se refere ao estímulo que a Instituição dá aos servidores em relação à capacitação técnica, à especialização, ao processo de seleção dos servidores e ainda quanto às demandas de políticas públicas e sociais que a Instituição atende através da implantação de novas unidades. Quanto à aprendizagem organizacional vista pela ótica da caracterização de servidores, dois aspectos se destacam pela tendência de alto grau de concordância apresentado. São eles ?o reconhecimento de que os servidores têm à disposição variados meios de comunicação? e ?que eles utilizam meios eletrônicos para se comunicarem?. Na avaliação dos dados referentes às ações da administração para a aprendizagem organizacional, o resultado apresentado é bastante homogêneo. Cabe destacar apenas o item que afirma que ?os servidores são desencorajados a recomendarem novas ideias?. Os resultados dos testes de comparações de médias para cada dimensão de aprendizagem organizacional em função das variáveis demográficas indicam que não há diferenças quanto à avaliação da aprendizagem organizacional no CEFET – MG em relação ao sexo dos respondentes. O mesmo se verifica em relação à caracterização dos servidores e às ações da administração na instituição pesquisada. A mesma afirmação pode ainda ser feita quanto aos funcionários abordados que possuem cargo, escolaridade e tempo de trabalho na instituição diferentes e se encontram em faixas etárias também diferentes. Esse conjunto de evidências indica que a adaptação da escala de aprendizagem organizacional permitiu avaliar a situação do CEFET-MG sob a ótica das seguintes dimensões: processos de gestão, caracterização dos servidores e ações da administração. O estudo de caso realizado possibilitou identificar tendências quanto às ações de aprendizagem organizacional pela instituição, com aspectos claramente e não claramente reconhecidos pelos servidores, o que possibilita refletir sobre pesquisas futuras e dar indicações de ações pela direção do CEFET-MG.

Orientador(a): JUVÊNCIO BRAGA DE LIMA

Professores Drs. da Banca:

Prof. Dr. Juvêncio Braga de Lima (Faculdade Novos Horizontes)

Prof. Dr. Fernando Coutinho Garcia (Faculdade Novos Horizontes)
Profª Drª Adriane Vieira (UFMG)

Mestrando(a): ANTONIO CEZAR CHAVES

Linha de Pesquisa: Relações de poder e dinâmica das organizações