Mestrando(a): MARTIS DO NASCIMENTO SILVA

Orientador(a): WENDEL ALEX CASTRO SILVA

Esta pesquisa tem por objetivo principal identificar e analisar as variáveis que influenciam o processo de lealdade dos torcedores atleticanos e cruzeirenses em Belo Horizonte em relação ao consumo dos produtos oficiais dessas equipes. Estruturado no modelo de M?ssnich (2004) e Melo Neto (2003), testados previamente, foi desenvolvida esta investigação com 300 torcedores-clientes, cujos dados foram submetidos a análises uni e multivariadas, que resultou na aplicação e do teste do modelo de M?ssnich (2004), adaptado ao marketing de relacionamento. Os resultados, obtidos por meio da modelagem de equações estruturais, confirmam, na visão dos clientes, que a oferta de produtos e serviços impacta de forma positiva o investimento, o sentimento de dependência e a confiança. Verificou-se, ainda, que quanto maior o investimento no relacionamento comercial por parte da organização que vende os produtos oficiais, maior o sentimento de dependência do cliente; quanto mais intensa a troca de informações entre cliente e empresa, maior o sentimento de confiança e o investimento no relacionamento comercial; quanto maiores a dependência e a confiança do cliente em relação à organização, maior o comprometimento do cliente no relacionamento comercial; e quanto maior o comprometimento do cliente no relacionamento comercial, maior a lealdade dos clientes à empresa.

Orientador(a): WENDEL ALEX CASTRO SILVA

Professores Drs. da Banca:
Orientador: Prof. Wendel Alex  Castro Silva
Banca: Prof. Plínio Rafael Reis Monteiro
Prof. José Edson Lara
Prof. Alexandre Teixeira Dias

Mestrando(a): MARTIS DO NASCIMENTO SILVA

Linha de Pesquisa: Tecnologia de gestão e competitividade

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