Autor: REGINA LÚCIA DE CARVALHO DRUMMND SALVADOR
Tipo de Trabalho de Conclusão: DISSERTAÇÃO
Data da Defesa: 29/01/2009
RESUMO Esta dissertação teve como objetivo analisar o processo de treinamento e seu impacto percebido no trabalho. O modelo teórico adotado considera o treinamento como um processo que ocorre em quatro etapas: levantamento de necessidades, planejamento, execução e avaliação, etapa na qual foi utilizado o modelo IMPACT. Cada uma dessas etapas foi investigada na pesquisa empírica, realizada na Fundação Hemominas. Esta pesquisa é classificada como estudo de caso de natureza descritiva e explicativa e de caráter quantitativo e qualitativo. Foram aplicados questionários em uma amostra de 153 treinandos que participaram de 39 turmas de treinamentos realizados pela Fundação Hemominas, nos anos de 2005-2006. Complementando os dados dos questionários, foram realizadas entrevistas com sete diretores de hospitais e / ou responsáveis técnicos pelas agências e assistências hemoterápicas, três instrutores e com o coordenador do programa. Os dados quantitativos foram submetidos à análises estatísticas descrivo- analíticas e os dados qualitativos à técnica da construção da explanação, sendo comparados entre si e com o referencial teórico. Os resultados apontam que há falha no processo de treinamento oferecido pelo HBH – Fundação Hemominas. O programa não é apoiado por um modelo teórico de aprendizagem que ofereça condições adequadas e específicas para a aquisição de conhecimentos, habilidades e atitudes para o desenvolvimento do desempenho esperado. A avaliação do impacto do treinamento apresentou grande variabilidade em seu resultado, principalmente no nível individual e organizacional. O suporte gerencial foi a variável que mais influenciou o impacto percebido no trabalho. Os resultados indicam a importância da ação dos responsáveis técnicos para o impacto positivo em todos os níveis.
Palavras-chave: Treinamento, Impacto de treinamento, Avaliação de treinamento, Fundação Hemominas, Agências transfusionais, Hemoterapia.
ABSTRACT This dissertation aims to analyze the process of training and its perceived impact at work. The theoretical model considers the training as a process that occurs in four stages: training needs, planning, execution and evaluation. Each one of these stages was investigated in the empirical research. The training impact was evaluated using the model IMPACT, to identify if there were changes and if so, which one occurred as a result of the training attending. An empirical research was done in the Fundação Hemominas. It can be classified as a descritive and explicative case study. We applied a questionnaire in a sample of 153 trainees which attended to 39 groups of training throughout by Hemominas Foundation, from 2005 to 2006. Besides the questionnaire, we interviewed seven directors and/or technician in charge of the agencies and hemoterapics assistance, three instructor and a program coordinator. The quantitative data was submitted to the analysis description-analytical statistics and the qualitative one, to the technique of construction of the explanation, being compared between itself and with the theoretical referential. The results point that there are lacks in the process of Training for Professionals of Agencies, offered by the HBH – Hemominas Foundation. There is no a theoretical learning model that would give the support to the program, offering specific and appropriate conditions to the acquisition of the knowledge, abilities and attitudes and to the expected development abilities, that impacts the training result. The evaluation of the training impact showed great variability in the result, in each level, mainly in the individual and the organizational one. The variable that interfered more into the impact were the management support. The results indicate the importance of the responsible action of the technician to the positive impact in all the levels
Key-words: Training, Training impact, Evaluation of the training, Hemominas Foundation, Trans-sectioned agencies, Hemotherapy.
Área de Concentração: ORGANIZAÇÃO E ESTRATÉGIA
Linha de Pesquisa: Relações de Poder e Dinâmica das Organizações
Banca Examinadora
Prof.ª Dr.ª Vera Lucia Cançado – Orientadora
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