Autor: Mauricio Tadeu Barros Morais
Tipo de Trabalho de Conclusão: DISSERTAÇÃO
Data da Defesa: 18/10/2021
RESUMO: O mercado financeiro e o mercado de seguros assistiram na última década uma
crescente evolução tecnológica com a presença das Fintechs e Insurtech (empresas
startups). Estas empresas assumiram um contexto de modernidade e dinamismo,
baseadas na necessidade de aquisição de produtos e serviços, rápida e
convenientemente prestados aos consumidores a preços razoáveis. O objetivo deste
estudo é, portanto, analisar a percepção dos consumidores e dos gestores das
instituições de mercado quanto às modificações na comercialização de seguros, a
partir do surgimento das Insurtechs. Para tanto, utiliza-se como base a Teoria
Unificada de Aceitação e Uso de Tecnologia (UTAUT2) (Venkatesh et al., 2003),
criada com o propósito de revisar e sintetizar oito modelos teóricos existentes
utilizados para explicar a aceitação da tecnologia, baseada em psicologia e
sociologia. Vários pesquisadores se debruçaram sobre os estudos e fatores de
influência e uso destas novas tecnologias. Resulta daí o surgimento de uma série de
modelos de aceitação da tecnologia e de teorias que podem prever e explicar as
intenções comportamentais dos consumidores na utilização e aceitação destas
novas tecnologias. A natureza da pesquisa é classificada como descritiva com
abordagem qualitativa, via método de estudo de caso. Para levantamento de dados
foi realizada a revisão sistemática da literatura acerca do objeto de estudo, seguida
pela seguida pela busca bibliográfica das teorias utilizadas e a realização de
entrevistas com roteiro semi-estruturado junto ao público consumidor, a saber:
consumidores e gestores de insurtechs e de instituições de mercado. Os dados
foram analisados sob a ótica da Análise de Conteúdo. Os resultados das análises
permitiram responder aos objetivos específicos de pesquisa confirmando
modificações na comercialização de seguros a partir do surgimento das insurtechs.
O setor de seguros atravessa um momento de transição tecnológica que impacta as
relações entre consumidores e distribuidores. Ainda que o mercado seja
considerado conservador, as mudanças tecnológicas trazem novas e positivas
experiências para consumidores, demonstrando avanços para aquisições de
produtos via insurtechs e tendência de compras on line, com ofertas mais amplas e
processos simplificados, gerando influência social positiva também em outros
consumidores, especialmente os mais jovens. Hábitos de distribuição e consumo
são percebidos na direção do mercado digital para produtos mais simples e para o
mercado de corretores para produtos mais complexos. As insurtechs trazem riscos
de desintermediação e exigências de reposicionamento estratégico de corretores
neste cenário de transformação tecnológica com atuação mais digital, consultiva e
proposta de serviços de relacionamento. As novas exigências e realidades
tecnológicas mudam o modelo de negócios com base em reposicionamento do
mercado, geração de novas oportunidades e comportamento digital. As principais
barreiras identificadas da inovação para o mercado são a falta cultura e
desconhecimento do consumidor, que pode ser superada com educação securitária.
Palavras-chave: Fintechs; Insurtechs; seguros; distribuidor; consumidor; UTAUT2.
ABSTRACT: The financial market and the insurance market have witnessed a growing
technological evolution in the last decade with the presence of Fintechs and
Insurtechs (startup companies). These companies assumed a context of modernity
and dynamism, based on the need to acquire products and services, quickly and
conveniently provided to consumers at reasonable prices. The aim of this study is to
analyze the perception of consumers and managers of market institutions regarding
changes in insurance sales, since the emergence of Insurtechs. Therefore, it uses,
as a basis, the Unified Theory of Acceptance and Use of Technology – UTAUT2
(Venkatesh et al., 2003), created with the purpose of reviewing and synthesizing
eight existing theoretical models used to explain the acceptance of technology,
based on psychology and sociology. Several researchers have focused on the
studies and factors influencing the adoption and use of these new technologies.
Hence the emergence of a series of technology acceptance models and theories that
can predict and explain the behavioral intentions of consumers in the use and
acceptance of these new technologies. The research typology is classified as
descriptive and explanatory with a qualitative approach, via the case study method.
For data collection, a systematic review of the literature on the object of study was
carried out, followed by a bibliographic search of the theories used and interviews
with a semi-structured script with consumers, CEOs of insurtechs and managers of
market institutions. The results of the analyzes made it possible to respond to the
specific research objectives, confirming changes in insurance sales since the
emergence of insurtechs. The insurance industry is going through a moment of
technological transition that impacts the relationship between consumers x
distributors. Although the market is considered conservative, technological changes
bring new and positive experiences for consumers, demonstrating advances in
product purchases via insurtechs and online shopping trends, with broader offers and
simplified processes, generating positive social influence on other consumers as
well, especially the younger ones. Distribution and consumption habits are perceived
in the direction of the digital market for simpler products and towards the broker
market for more complex products. Insurtechs bring risks of disintermediation and
demands for the strategic repositioning of brokers in this scenario of technological
transformation with a more digital, consultative performance and a proposal for
relationship services. New demands and technological realities change the business
model based on market repositioning, generation of new opportunities and digital
behavior. The main barriers identified from innovation to the market are consumer
culture/lack of knowledge, which can be overcome with security education.
Keywords: Fintechs; Insurtechs; insurance; distributor; consumer; UTAUT2.
Área de Concentração: ORGANIZAÇÃO E ESTRATÉGIA
Linha de Pesquisa: Estratégia, Inovação e Competitividade
Banca Examinadora
Prof.ª Dr.ª Helena Belintani Shigaki – Orientadora
Prof.ª Dr.ª Marina de Almeida Cruz – Docente
Prof. Dr. Carlos Alberto Gonçalves – Participante Externo
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