Autor: SERGIO AUGUSTO CORREA DE SOUZA

Tipo de Trabalho de Conclusão: DISSERTAÇÃO

Data da Defesa:  08/04/2011

RESUMO Este trabalho tem como objetivo principal analisar e descrever o marketing verde, como ferramenta capaz de projetar e sustentar a imagem da empresa, difundindo e destacando sua diferenciação ecologicamente correta junto à sociedade, aos fornecedores, aos funcionários e ao mercado, viabilizando o lucro com a sustentabilidade ambiental. Utilizando ferramentas e modelos, a empresa demonstra de forma transparente, como ferramenta fundamental nas suas estratégias e na gestão empresarial, a redução de emissão de poluentes e dos gastos dos recursos renováveis a partir da implantação da contabilidade de gestão ambiental apoiadas no Global Reporting Initiative (GRI), e dos relatórios de sustentabilidade. Nesse aspecto, para desenvolver essa pesquisa bibliográfica e qualitativa, tomou-se como base para análise dos dados o Relatório Anual da Natura Cosméticos dos anos de 2006 e 2008 (compreendendo o período de 2004 a 2008), que relata o desempenho econômico, ambiental e social da empresa. Como resultado, verifica-se ser possível conciliar sustentabilidade com a lucratividade a partir do controle dos danos ambientais, da água, da energia, do aumento progressivo do consumo dos combustíveis fósseis, bem como do desmatamento (que acirram o efeito estufa), para a busca permanente de melhorias e, consequentemente, fortalecendo a competitividade e a sustentabilidade ambiental como diferencial competitivo nos seus negócios.

Palavras-chave: Marketing verde. Sustentabilidade ambiental. Global Reporting Initiative (GRI). Contabilidade de gestão ambiental. Relatórios de sustentabilidade.

ABSTRACT The aim of this paper is to analyze and describe the green marketing as a tool capable of designing and supporting the company’s image by spreading and highlighting its ecologically correct differentiation in the society, suppliers, employees and the market, enabling the profit with the environmental sustainability. Using tools and templates, the company demonstrates in a transparent manner, as a fundamental tool in their strategies and management, the reduction of pollutant emission and expenses of renewable resources through the implementation of environmental management accounting supported by the Global Reporting Initiative (GRI), and sustainability reports. Therefore, to develop this bibliographic and qualitative research, the analysis was based on data from the Annual Report of Natura Cosmetics years 2006 and 2008 (spanning the period from 2004 to 2008), reporting on the economic, environmental and social development of the company. As a result, it is possible to combine sustainability with profitability from the environmental damage control, of water, energy, progressive increase in the consumption of fossil fuels and deforestation (which stoked the greenhouse effect), for continuous search for improvement and, hence strengthening the competitiveness and environmental sustainability as a competitive differential in their business.

Key-words: Green marketing. Environmental sustainability. Global Reporting Initiative (GRI). Environmental management accounting. Sustainability reports.

Área de Concentração: ORGANIZAÇÃO E ESTRATÉGIA

Linha de Pesquisa: Tecnologias de Gestão e Competitividade

Banca Examinadora

Prof. Dr. Alfredo Alves de Oliveira Melo – Orientador

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