Autor: RUMENINNG ABRANTES DOS SANTOS
Tipo de Trabalho de Conclusão: DISSERTAÇÃO
Data da Defesa: 25/10/2010
RESUMO O mercado varejista gradativamente vem ocupando sua posição de destaque no comércio nacional, caracterizado por diversos pontos de vendas e concorrência marcante pelas grandes empresas varejistas. Novas estratégias têm surgido a fim de destacar suas posições neste cenário tão competitivo que aniquila demasiadamente cada nova estratégia adotada. Por outro lado, surge o design de loja com novas possibilidades de diferenciação no processo de atração e influência no comportamento de consumidores cada vez mais conscientes de suas necessidades. Visando contribuir para o conhecimento acerca destas novas estratégias, este trabalho propõe analisar a influência do design de loja sobre o comportamento do consumidor varejista com base em análises de lojas varejistas de um importante município de Minas Gerais. Com o intuito de contribuir com a elaboração de novas estratégias que torne as empresas varejistas do município mais competitivas, este trabalho propõe mostrar as características de design de loja, embasado nos modelos propostos por Baker et al. (2002) e Turley e Chebat (2002), tema dos principais estudiosos da área, como um dos desafios gerenciais varejistas. Acreditamos que a análise sistemática deste trabalho possa auxiliar outros pesquisadores interessados nesta nova estratégia de influenciar o comportamento de compra do consumidor, como também elucidar eventuais dúvidas sobre a aplicação do design de loja no varejo.
Palavras-chaves: Marketing. Varejo. Design de loja. Arquitetura de loja. Comportamento do consumidor.
ABSTRACT The retail market gradually is occupying a prominence position in the national trade, characterized by several points of sales and profound competition by the great retail companies. New strategies have been appearing in order to detach their positions in such competitive scenery that annihilates each new adopted strategy. On the other hand, the store design appears with new different possibilities in the attraction process and influence in the consumers’ behavior more and more conscious of their needs. Seeking to contribute for the knowledge about the use of these new strategies, this study aims at analyze the influence of the store design on the retail consumer behavior based in analyses of retail stores of an important municipal district of Minas Gerais. With the purpose of contributing with the elaboration of new strategies that turns the retail companies of the municipal district most competitive, this work intends to show the characteristics of store design, based in the models proposed by Baker et al. (2002) and Turley and Chebat (2002), subject of the main specialists of the area, as one of the retail managerial challenges. We believe that systematic analysis of this work can auxiliary other researchers interested in this new strategy of influencing the behavior of the consumer purchase, as well as to elucidate eventual doubts about the application of the store design in the retail.
KEYWORDS: Marketing, retail price, store design, store architecture, Consumer behavior.
Área de Concentração: ORGANIZAÇÃO E ESTRATÉGIA
Linha de Pesquisa: Tecnologias de Gestão e Competitividade
Banca Examinadora
Prof. Dr. José Edson Lara – Orientador
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