Autor: SANDRA RIBEIRO SOUTO
Tipo de Trabalho de Conclusão: DISSERTAÇÃO
Data da Defesa: 21/12/2007
RESUMO
O estudo aborda a influência da cultura organizacional nas práticas de recrutamento, seleção e socialização de pessoal em uma instituição hoteleira de grande porte, localizada em Belo Horizonte: o Hotel Mercure. O objetivo geral da pesquisa foi avaliar a influência da cultura organizacional no recrutamento, seleção e socialização de pessoal na unidade hoteleira selecionada. O estudo foi caracterizado como pesquisa descritiva e estudo de caso. Foram utilizados como instrumentos de coleta de dados a pesquisa documental e a entrevista semi-estruturada. Os sujeitos da pesquisa foram o gerente geral e os gerentes de recepção, administrativo, de eventos e a governanta do Hotel Mercure de Belo Horizonte e a gerente de Recursos Humanos da Accor Brasil para a bandeira Mercure. A apresentação e discussão dos resultados da pesquisa foram realizadas mediante a análise de conteúdo, com a elaboração de categorias temáticas. Os principais traços da cultura que balizam a atuação das unidades hoteleiras se baseiam nos valores emanados da Accor, que tratam de respeito, confiança, inovação, espírito de conquista e performance. A orientação é voltada para intenso controle de custos e resultados, demonstrando aos colaboradores que parte do seu sucesso é determinado pelo comprometimento com a empresa. A pesquisa deixou claro que há uma forte influência da cultura Accor sobre as práticas de recrutamento, seleção e socialização de pessoal no Hotel Mercure. E, ainda, que todas as esferas de atuação dos colaboradores e gestores são amplamente controladas.
Palavras-chave: cultura organizacional, recrutamento, seleção, socialização.
ABSTRACT
This study analysed the influence of the business culture on the practices of recruitment, selection and socialization of employees in a renowned hotel located in Belo Horizonte city, the Mercure Hotel. The study intended to evaluate the influence of business culture on the recruitment, selection and socialization of employees in a renowned hotel located in Belo Horizonte city. The study can be classified as a descriptive case study. The data-gathering tools were documents’ analysis and semi-structured interviews. The people interviewed were as follows: the main manager, the reception managers, the administrative manager, the event manager and the governess of the Belo Horizonte Mercure Hotel, as well as the Human Resources manager of Accor Brasil for the Mercure brand. The presentation and discussion of the study’s results were carried out through content analysis, with the outlining of theme categories. The main underlying cultural traits of the hotel chain are based on the core values of Accor: respect, trust, innovation, will to win and performance. The company has guidelines that emphasize strong control of both costs and results, reminding its collaborators that part of their success is determined by their commitment to the company. The research showed that there is a strong influence of Accor’s culture on the practices of recruiting, selection and socialization of employees at Mercure Hotel. And that all the work of both low-rank employees and managers is strictly controlled.
Keywords: business culture, recruitment, personnel selection, socialization.
Área de Concentração: ORGANIZAÇÃO E ESTRATÉGIA
Linha de Pesquisa: Relações de poder e dinâmica das organizações
Banca Examinadora
Prof. Dr. Fernando Coutinho Garcia – Orientador
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