Mestrando(a): TARCÍSIO BARROS DE ANDRADE

Orientador(a): ESTER ELIANE JEUNON

O presente estudo objetivou investigar a imagem, do Instituto Superior de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas – ISAB, percebida por seus principais públicos (alunos, professores, funcionários e gestor). O ISAB iniciou suas atividades no 2º semestre de 2004 na cidade de Abaeté (MG), com a oferta do Curso de Administração (com ênfase em Agronegócio). Busca consolidar, nesta microrregião, uma instituição fortemente comprometida com o desenvolvimento regional, atuando no ensino, na pesquisa e extensão capazes de proporcionar, a médio e longo prazos, mudanças significativas no habitus e na qualidade de vida da população. Assim a estratégia para viabilização desta meta implicou numa expansão progressiva e fortemente articulada com os poderes públicos municipais, com instituições não-governamentais e com lideranças de diferentes segmentos sociais. Para realização do estudo buscou-se uma fundamentação teórica abordando o tema imagem nas suas diversas perspectivas e sua relação com a identidade organizacional. A pesquisa de natureza quantitativa, pode ser caracterizada como um estudo de caso. A coleta da dados se deu por meio de questionários aplicados em sala de aula (alunos) e por e-mail (professores, funcionários e gestor). Na análise estatística das escalas verificou-se que os fatores obtidos não se comportaram exatamente de acordo com aqueles apontados pela literatura, Antunes (2004), embora em muitos deles, as variáveis apontadas como pertencentes aos fatores se agruparam. Este aspecto pode ser visto nos atributos de imagem: comunicação, conduta social, conduta empresarial, atendimento, preço, professores. O Alpha geral das escalas podem ser considerados excelentes indicando um alto grau de confiabilidade das escalas. Os resultados apontaram uma avaliação positiva da Instituição, especialmente nos atributos: conduta institucional, localização, cursos e professores e atendimento.

Orientador(a): ESTER ELIANE JEUNON

Professores Drs. da Banca:

Profª. Drª. Ester Eliane Jeunon. Orientadora (Faculdade Novos Horizontes)

Profª. Drª. Marilia Novais da Mata Machado. Convidado 1 (Faculdade Novos Horizontes)

Prof. Dr. Carlos Alberto Gonçalves. Convidado 2 (FACE/UFMG)

Mestrando(a): TARCÍSIO BARROS DE ANDRADE

Linha de Pesquisa: Tecnologia de gestão e competitividade