Mestrando(a): FABIANE APARECIDA SANTOS CLEMENTE

Orientador(a): ESTER ELIANE JEUNON

A imagem é aquilo que a empresa deseja projetar, diferente da identidade da organização, que envolve o caráter, a personalidade da organização, incluindo também elementos simbólicos que se expressam. A imagem tem uma grande importância na questão da sobrevivência e destaque da organização diante dos seus diversos públicos. Tendo em vista a estreita relação da empresa com a comunidade de Itabira, este estudo teve por objetivo identificar a percepção dos jovens itabiranos em relação a imagem organizacional da Vale, à luz do poder simbólico de Pierre Bourdieu. A pesquisa foi do tipo qualitativa e descritiva. A unidade de análise foi a Cia. Vale do Rio Doce, a unidade de observação da pesquisa é composta de jovens entre 15 e 25 anos. A coleta de dados deu-se por meio de entrevistas com grupo focal. A análise dos dados priorizou a análise de conteúdo. Como um dos resultados dessa pesquisa, foram identificados os principais aspectos desfavoráveis da relação empresa e comunidade e que influenciam negativamente a formação da imagem da empresa, na percepção dos entrevistados, foram o impacto ambiental e o não investimento da empresa na cidade, na proporção que lucra com os minerais extraídos no município, e como aspectos favoráveis da relação da empresa com a cidade, em todas as escolas, apareceram dois principais temas: a empregabilidade da comunidade Itabirana na Vale e os benefícios da empresa oferecidos para os empregados.

Orientador(a): ESTER ELIANE JEUNON

Professores Drs. da Banca:

Profª. Drª. Éster Eliane Jeunon. Orientadora (Faculdade Novos Horizontes)

Prof. Dr. Roberto Minadeo. Convidado 1 (Faculdade Novos Horizontes)

Prof. Dr. Jose Edson Lara. Convidado 2 (FACE/UFMG)

Mestrando(a): FABIANE APARECIDA SANTOS CLEMENTE

Linha de Pesquisa: Tecnologia de gestão e competitividade

:: baixar arquivo