Autor: FABIANE APARECIDA SANTOS CLEMENTE

Data da Defesa:  13/06/2008

RESUMO A imagem é aquilo que a empresa deseja projetar, diferente da identidade da organização, que envolve o caráter, a personalidade da organização, incluindo também elementos simbólicos que se expressam. A imagem tem uma grande importância na questão da sobrevivência e destaque da organização diante dos seus diversos públicos. Tendo em vista a estreita relação da empresa com a comunidade de Itabira, este estudo teve por objetivo identificar a percepção dos jovens itabiranos em relação a imagem organizacional da Vale, à luz do poder simbólico de Pierre Bourdieu. A pesquisa foi do tipo qualitativa e descritiva. A unidade de análise foi a Cia. Vale do Rio Doce, a unidade de observação da pesquisa é composta de jovens entre 15 e 25 anos. A coleta de dados deu-se por meio de entrevistas com grupo focal. A análise dos dados priorizou a análise de conteúdo. Como um dos resultados dessa pesquisa, foram identificados os principais aspectos desfavoráveis da relação empresa e comunidade e que influenciam negativamente a formação da imagem da empresa, na percepção dos entrevistados, foram o impacto ambiental e o não investimento da empresa na cidade, na proporção que lucra com os minerais extraídos no município, e como aspectos favoráveis da relação da empresa com a cidade, em todas as escolas, apareceram dois principais temas: a empregabilidade da comunidade Itabirana na Vale e os benefícios da empresa oferecidos para os empregados.

Palavras chave: Imagem organizacional. Cia. Vale do Rio Doce. Poder Simbólico. Bourdieu.

ABSTRACT The image is what the company desires to project, different of the organization identity, which involves the organization character and personality, also including symbolic elements that are expressed in this context. The image has a great importance in the organization survival and prominence considering its diverse public. Considering the narrow relationship between the company and the community of Itabira, this study had as objective to identify the young citizens perception in relation of the organizational image of VALE, through the theory of the symbolic power of Pierre Bourdieu. The research used qualitative and descriptive methods. The unit of analysis was Cia. Vale do Rio Doce, the observe unit of the research was composed by young, between 15 and 25 years and the data collection was carried through by interviews with focal group. The content analysis was prioritized. As one of the results of this research, had been identified the main unfavorable aspects of the relationship between the company and the community and it’s negative influence in the company image formation, in the interviewed perception, the environmental impact and the absence of investments in the city, in the same ratio that the company profits from minerals extraction, and as favorable aspects of the relationship between the company and the city, in all the schools, appeared two main subjects: Itabira’s community employment in Vale and the company benefits for the employees.

Key Words: Organizational image. Cia. Vale do Rio Doce. Symbolic Power. Bourdieu

Linha de Pesquisa: Tecnologias de gestão e competitividade

Prof.ª Dr.ª Ester Eliane Jeunon – Orientadora

Baixar arquivo:http://mestrado.unihorizontes.br/wp-content/uploads/2022/10/Dissertação-Fabiana-Aparecida-Santos-Clemente.pdf