Autor: MIRIAM RABELO GONTIJO

Tipo de Trabalho de Conclusão: DISSERTAÇÃO

Data da Defesa:  24/06/2016

RESUMO Esta pesquisa buscou analisar a vida profissional de docentes da educação superior de grandes grupos privados, com unidades em Belo Horizonte, Minas Gerais, diante da crescente “empresarialização” do ensino no Brasil. O termo empresarialização foi empregado por Demo (2007) para se referir àquelas instituições que passaram a ser vistas como empresas ou companhias que prestam o serviço de ensinar e são geridas tendo por base a pressão do mercado. O objetivo principal do estudo foi caracterizar a vida profissional desses professores, que vêm atuando em instituições cada vez mais similares a qualquer outro tipo de empresa, com metas e prazo pré[1]estabelecidos e tarefas padronizadas a serem cumpridas, o que às vezes os privam da autonomia e criatividade em seu trabalho. Para se chegar aos resultados da pesquisa, utilizou-se uma abordagem qualitativa, com o método histórias de vida (ATKINSON, 2002). Seis docentes que trabalham ou trabalharam no ensino superior privado de grandes grupos educacionais foram convidados a falar livremente sobre sua trajetória profissional em um meio que é educacional, mas com perfil empresarial. O tratamento dos dados se deu pela análise de conteúdo (BARDIN, 1979). Três categorias principais e diversas subcategorias emergiram e foram ilustradas e analisadas por meio do recorte dos relatos dos sujeitos de pesquisa. As categorias foram: a intensificação dos esforços do docente, causada pelas novas formas de trabalho advindas da empresarialização do ensino; a precarização do trabalho do professor do ensino superior, diante das novas formas de contratação e fragilização do seu posicionamento frente aos grandes grupos educacionais atuais; e, por fim, o impacto dos sistemas de gerenciamento informatizados na vida do docente. Os resultados mostraram que os grandes grupos educacionais têm investido em programas informatizados que vêm não somente substituindo o trabalho presencial do docente por plataformas, como também engessando o trabalho desses professores. Essa situação ocorre uma vez que algumas instituições já trazem prontos os manuais para que os professores sigam, sem lhes dar o direito de escolherem e prepararem suas próprias aulas. Resta-lhes, então, o trabalho de executar tarefas, como colocar o material para ser apresentado em slides, conforme orientação de seus coordenadores. Os docentes, segundo seus relatos, sentem-se desamparados e desvalorizados por suas instituições. Os sistemas de gerenciamento mencionados ainda servem como ferramentas remotas de vigilância e “adestramento” (MENDONÇA NETO; ANTUNES; VIEIRA, 2012), utilizados não somente como ferramentas pedagógicas, mas também para controlarem o trabalho cotidiano dos professores. Além deles, diversas formas de precarização e intensificação de esforços docentes podem ser derivadas da busca por lucros dessas grandes instituições, agora comumente chamadas de companhias.

Palavras-chave: Docente. Instituições de Ensino Superior Privado. Precarização. Intensificação. Sistemas de Gerenciamento Informatizados.

ABSTRACT This research aimed to analyze the professional life of professors who teach in private higher learning institutions that belong to major educational business groups, that have branches in Belo Horizonte, Minas Gerais, given the increasing corporatization of higher education institutions in Brazil. The term corporatization – empresarialização, in Portuguese – was used by Demo (2007) when referring to those institutions characterized as companies once they provide teaching service, but are managed taking into consideration the pressure of market. The main objective of the study was to characterize the professional life of those professors, once they have been working with pre-established goals and deadlines, as well as standardized tasks to be accomplished, which sometimes deprive them from autonomy and creativity in their work. In order to get to the results, a qualitative approach was used, with the choice of the life history method (ATKINSON, 2002). Six professors were invited to speak freely about their journey in those institutions, that are educational, but with a business profile. The data collected was analyzed through content analysis (BARDIN, 1979). Three main categories and several subcategories emerged from the histories told, and they were examined by clipping some parts of professors’ speech. The emerging categories were: the intensification of efforts caused by the new ways to teach, arising from the increasing corporatization institutions; the precarious work of professors given the new forms of employment and weakness of their positions inside those major educational groups; and, at last, the impact of computerized management systems in professors’ lives. The results displayed that large educational groups have invested in computerizes management systems not only to replace professors work by the use of digital platforms, but also to standardize the way professors work. This situation occurs because some institutions bring ready manuals for teachers to follow, without giving them the possibility to choose and prepare their own lessons. The only tasks they have to perform, in that case, is to prepare their slides to be presented in class, directed by their coordinators. Those professors feel helpless and devaluated by the institutions the work at. The computerized managements systems are also used as tools for controlling teachers remotely. The term “dressage” was used in this context by Mendonça Neto; Antunes e Vieira (2012) to demonstrate that those systems are not only used as educational tools, but also to control teachers’ everyday work. In addition to that, several forms of precariousness and intensification of teaching efforts showed to be derived from the search for profits of those large institutions, nowadays commonly called companies.

Keywords: Professor. Private Institutions of Higher Learning. Precarious Work. Intensification. Computarized Managements Systems

Linha de Pesquisa: Relações de Poder e Dinâmica nas Organizações

Banca Examinadora

Prof. Dr. Fernando Coutinho Garcia– Orientador

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